Ensino bilíngue

Maple Bear em expansão no DF

Asa Norte e Sudoeste ganharam unidades da rede canadense. Com investimento de mais de R$ 10 milhões, grupo pretende ampliar nos próximos meses as aulas de português e inglês do ensino infantil ao médio para a Asa Sul e Águas Claras

Pedro Marra
postado em 30/01/2022 00:01
 (crédito: Fotos: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press)
(crédito: Fotos: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press)

A escola canadense Maple Bear Canadian School, que tem 567 escolas bilíngues em 30 países, inaugurou, ontem, unidades na 916 Norte e no Sudoeste. Com 800 estudantes inscritos para cada colégio, o maior grupo de escolas bilíngues do mundo pretende ampliar a rede no Distrito Federal. Com o investimento de mais de R$ 10 milhões na educação infantil, fundamental e ensino médio, a ideia para os próximos meses é ampliar a oferta de aulas de português e inglês também para  unidades na Asa Sul e em Águas Claras. Em três anos, a empresa espera chegar a cerca de 3 mil alunos no DF. 

Na opinião do CEO da Maple Bear, Chaim Zaher, ensinar o inglês para crianças é uma oportunidade de preparar os jovens para a convivência ao redor do mundo. "Pensamos localmente, mas agimos globalmente, e propomos uma experiência de vida para preparar o jovem para o mundo e para a vida", declara. Chaim considera que a integração social é fundamental para o sucesso do ensino proposto pela escola. "Temos experiência de mais de 50 anos lidando com jovens, e o nosso tema sempre foi educação básica", descreve o CEO.

Chaim destaca que a unidade da Asa Norte vai oferecer não só aula, mas uma experiência de vida. "Integração social é fundamental, e o nosso tema sempre foi educação básica. Então, os acompanhamos desde pequenos", analisa o presidente da rede. Perguntado sobre como a escola vai lidar com o ensino remoto, o CEO se diz a favor do modelo presencial. "As crianças precisam ter essa convivência, e o lugar mais seguro que tem é na escola", opina Zaher.

Segundo o diretor-geral da Maple Bear na América Latina, André Quintela, as aulas nas unidades da Asa Norte e do Sudoeste começam na terça-feira, já com 800 matrículas nos dois colégios. "Será um dos nossos principais investimentos no ano e pretendemos chegar ao fim de 2022 com cerca de mil alunos", almeja o representante da rede.

Quintela também comentou a importância das aulas de inglês desde o ensino básico. "O mundo está globalizado, o que é algo da atualidade, e não do futuro. Então, se você conseguir essa formação, vai te preparar como um cidadão do mundo, como nós conseguimos fazer para alunos desde 1 ano e meio de idade", declara.

Presente na inauguração da unidade da Asa Norte, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), parabenizou a Maple Bear pela ampliação das atividades no DF. "Eu respeito muito o empresariado, e também tenho respeito à educação, porque é preciso desenvolver uma filosofia de vida e de cultura", declarou o chefe do Executivo local.

Metodologia

A diretora da Maple Bear da Asa Norte, Cristina Albernaz, acrescenta que a alfabetização numa segunda língua não traz apenas o benefício da comunicação em outro idioma. "Juntamente com a proficiência na língua estrangeira, o jovem adquire outras habilidades tais como: pensamento de forma mais ampla, resolução de problemas e fácil adaptação e respeito a outras culturas", avalia a educadora.

Ela explica que a Maple Bear trabalha com três eixos principais: a linguagem, que colabora para que as crianças consigam interpretar aquilo com que estão interagindo; o raciocínio lógico, que contribui para o desenvolvimento cognitivo; e o desenvolvimento socioemocional, no qual busca-se que elas entendam suas próprias emoções e tenham empatia com os outros. Diante dessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, com materiais manipulativos e centros de aprendizagem, para que os alunos, ao mesmo tempo em que realizam atividades divertidas e estimulantes, busquem conhecimento.

A Maple Bear está presente no DF há 15 anos. As novas sedes da Asa Norte (quadra 916) e do Sudoeste (303/304) começam a operar em fevereiro e estão com matrículas abertas. Para mais informações, acesse www.homolog.maplebear.com.br.

Sobre a escola

Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com 567 escolas em 31 países, a rede atende mais de 45 mil alunos. Líder mundial em educação bilíngue, a Maple Bear oferece ensino infantil, fundamental e médio de alta qualidade, fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do planeta.

Ministrada em ambiente seguro e estimulante e com uma abordagem multicultural e centrada no aluno, a metodologia Maple Bear desenvolve a curiosidade, a imaginação, a experimentação e a descoberta, despertando nos alunos uma verdadeira paixão por aprender ao longo de toda a vida. Presente em todos os estados brasileiros e com 159 escolas no país, a Maple Bear é também parte das operações do Grupo SEB — um dos maiores grupos educacionais do Brasil e do mundo.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação