Vacinação

Professores da UnB assinam nota sobre vacinas contra a covid-19

Com reforço em aspectos científicos, o grupo trata da importância dos protocolos de vacinação

Correio Braziliense
postado em 30/01/2022 21:39
 (crédito: Ascom UnB)
(crédito: Ascom UnB)

Em uma nota pública, pesquisadores e professores da Universidade de Brasília fundamentam a discussão da importância da vacinação contra a covid-19, inclusive com debates referentes aos casos de imunizantes para crianças. Assinalar maiores esclarecimentos para a população está entre as contribuições pretendidas pelo grupo de 12 profissionais de áreas que contemplam medicina, biologia, física, geociências, psicologia, ciências da saúde e agronomia, além de medicina veterinária. Num contexto inicial, são citados os mais de 368 milhões de casos, com mais de 5600000 mortes resultantes, e a pandemia é apontada como "o maior desastre sanitário em mais de 100 anos".

As novas vacinas são apontadas como essenciais na contenção do número de vítimas. No documento, há reforço de que informações equivocadas sobre as vacinas contra a Covid-19 podem acarretar em danos, versão correntes entre os menos informados. Com base em conhecimento científico, o grupo esclarece que pessoas anteriormente infectadas não estão totalmente protegidas contra uma nova infecção pelo vírus, e necessitam da vacinação. Noutro tópico, há ressalto na segurança das vacinas, "com baixíssima chance de qualquer efeito colateral real". Na nota, há descrição de que a vacinação completa reduz "fortemente a probabilidade de internação hospitalar".

Confira a íntegra da nota que é assinada por: Profa. Anamélia Lorenzetti Bocca (Instituto de Biologia); Prof. Antônio Carlos Pedroza (Instituto de Física), Profa. Dayani Galato (Faculdade de Ceilândia), Prof. Edilson de Souza Bias (Instituto de Geociências), Prof. Jonas Brandt (Faculdade de Ciências da Saúde), Prof. José Antonio Iturri de La Mata (Faculdade de Ceilândia), Profa. Laércia Abreu Vasconcelos (Instituto de Psicologia), Prof. Mauro Niskier Sanchez (Faculdade de Ciências da Saúde), Profa. Simone Perecmanis (Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária), Prof. Tarcísio Marciano da Rocha Filho (Instituto de Física), Profa. Valéria Paes Lima (Faculdade de Medicina) e Prof. Walter Massa Ramalho (Faculdade de Ceilândia).

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação