Mudança

GDF prorroga prazo de indicação de créditos do Nota Legal para sexta-feira

Quantidade de acessos simultâneos gerou instabilidade no sistema do início da tarde até a noite desta segunda-feira (31/1). Após registros de reclamações, pasta estendeu data-limite para indicação dos créditos no IPTU e no IPVA

Jéssica Eufrásio
postado em 31/01/2022 19:44 / atualizado em 31/01/2022 19:56
Usuários relataram dificuldades em acessar o programa para indicação de créditos -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
Usuários relataram dificuldades em acessar o programa para indicação de créditos - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A Secretaria de Economia do Distrito Federal postergou o prazo para indicação de créditos do Nota Legal para a próxima sexta-feira (4/2). O motivo da mudança tem relação com problemas no portal do programa, que apresentou instabilidade devido ao elevado número de acessos nesta segunda-feira (31/1). A sobrecarga no sistema prejudicou a finalização dos processos na plataforma.

O prazo máximo para quem pretendia usar o valor arrecadado no programa como desconto sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ou no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terminava às 23h59. Por volta das 15h, a Secretaria de Economia não havia identificado problemas no site notalegal.df.gov.br.

No entanto, após questionamentos da reportagem, a pasta confirmou a existência de instabilidades, devido à grande quantidade de acessos simultâneos. Às 17h30, a informação era de que a questão seria solucionada, e o portal voltaria a "funcionar normalmente com a maior brevidade possível". Depois dessa resposta da secretaria, o site permitiu a indicação de créditos, apesar de continuar a apresentar mensagens de erro.

Nas mídias sociais, internautas publicaram postagens com reclamações sobre o sistema.

 

 

 

 

Por volta das 19h, o site passou a exibir um comunicado: "Aviso aos Usuários — Informamos que foi atingido o número máximo de conexões simultâneas no Portal Nota Legal, com suspensão temporária de novos acessos para assegurar a qualidade de navegação aos consumidores conectados neste momento. Favor tentar novamente mais tarde".

Em nota sobre a prorrogação da data, a Secretaria de Economia comunicou que, assim que a instabilidade no sistema do Nota Legal foi identificada, à tarde, as equipes da pasta "se empenharam em resolver a questão" e o acesso ao sistema voltou ao normal. Agora, o novo prazo será às 23h59 de sexta-feira (4/2).

Até o momento, os brasilienses indicaram mais de R$ 46,7 milhões em créditos para desconto sobre o IPTU e o IPVA.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação