Desmoronamento

'Trabalho, agora, é de verificação', afirma coronel sobre prédio que desabou

Segundo o coronel Deuzete Vieira, da Defesa Civil, existe a possibilidade de que bombeiros entrem no prédio para retirada de objetos pessoais dos moradores a partir da próxima segunda-feira

Bombeiros e equipes da Defesa Civil fazem um trabalho minucioso para verificar a estrutura do prédio residencial e comercial que desabou na tarde desta quinta-feira (6/1), em Taguatinga. A previsão é de que até segunda-feira (10/1), tenha um laudo preliminar sobre a situação.

Coronel Deuzete Vieira, da Defesa Civil, afirmou que o trabalho, agora, é de comparação e verificação. "Estamos perguntando aos moradores o que eles têm de mais importante nas residências, porque caso os engenheiros permitam, as guarnições dos bombeiros vão entrar e fazer a retirada. Mas só teremos essa previsão segunda-feira", frisou.

O engenheiro e tenente-coronel da Defesa Civil Rossano Bonart afirmou que as equipes utilizarão uma topografia, instrumento que vai medir a instrumentação do prédio. "Será possível saber qual a inclinação, localização, dimensões e posicionamento", afirmou.

Desabamento

Parte da estrutura do prédio comercial e residencial que estava sob risco de desabamento, na QSE área especial 20 de Taguatinga Sul, desabou no início da tarde desta quinta-feira (6/1).

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), pilares desabaram e levaram parte da estrutura junto. Mais cedo,o local havia sido isolado e evacuado.

Segundos antes da estrutura tombar, o prédio começou a ceder lentamente. De acordo com a corporação, ainda há três pavimentos íntegros, porém a situação é crítica e pode acontecer qualquer outro desabamento a qualquer momento.

Cães foram acionados para realizarem varredura no local a fim de verificar se há alguma vítima que não tenha sido resgatada até o momento.