Chuvas no DF

Comportas do Lago Paranoá são abertas no domingo

Após alerta de risco de alagamento emitido pela Defesa Civil, comportas do Lago são abertas em 30 cm

Seja fina, em pancadas e tempestades, a chuva permanece constante no DF. Ontem, foi mais um dia chuvoso, e a Defesa Civil disparou um alerta de risco de alagamento para a região do Lago Paranoá. O aviso afirmava que as comportas da barragem foram abertas em 30 cm e pedia para que o público evitasse as margens do lago e a parte inferior da barragem.

Com o verão, o início do ano geralmente é de muitas chuvas. Nos meses de fevereiro tanto de 2020, quanto 2021, também ocorreu a abertura das comportas para dar vasão ao Lago que estava cheio. Porém, neste início de 2022, a medida se mostrou necessária mais cedo, porque a cidade já acumula um período de chuvas fortes.

A abertura é a segunda em 20 dias. No dia 20 de dezembro foi necessário abrir as comportas. Na época a abertura foi maior, liberando 60 cm para a água excedente escoar.

O DF está desde dezembro com intermitência das precipitações, devido ao fenômeno meteorológico intitulado La Niña. Nele, as águas da superfície do oceano pacífico sofrem uma queda de temperatura e esse fator altera o tempo de praticamente toda a América do Sul. No Brasil, o fenômeno aumenta a evaporação da água dos rios da Amazônia, o que gera chuvas no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e secas no Sul e Sudeste. As chuvas no DF e na Bahia têm, portanto, a mesma origem.

Zonas de convergências

Essa situação ainda promove a formação de Zonas de Convergência do Atlantico Sul (ZCAS), outro fenômeno que tem como principal característica o céu encoberto e chuvas a qualquer momento. Segundo o meteorologista, Cléber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é isso que tem atuado sobre a região de Brasília desde a última quinta-feira. O meteorologista ainda adiantou que o fenômeno deve continuar pelo menos até a próxima terça.

Cléber Souza também apontou que a previsão é de que todos os dias dessa semana tenham chuva em Brasília. Ele alertou que, até quarta-feira, são esperadas pancadas na região, mas que nos outros dias há a possibilidade de chover com menos intensidade.