MÃE DAS ÁGUAS

Festa das Águas homenageia Iemanjá na Praça dos Orixás nesta quarta

Programação conta com feira de artesanato afro, atrações musicais, além dos ritos sagrados de cortejo e oferendas à divindade. Evento começa às 10h e segue até as 21h

Cibele Moreira
postado em 01/02/2022 21:00
Festa das Águas homenageia Iemanjá, a mãe das águas pela cultura de matriz africana -  (crédito: Webert da Cruz)
Festa das Águas homenageia Iemanjá, a mãe das águas pela cultura de matriz africana - (crédito: Webert da Cruz)

A Praça dos Orixás recebe nesta quarta-feira (2/2) uma programação especial em homenagem a Iemanjá. A Festa das Águas ocorrerá a partir das 10h, com uma programação diversificada que conta com feira de artesanato afro, atrações musicais, além dos ritos sagrados de cortejo e oferendas à divindade da cultura de matriz africana. 

O festejo é aberto ao público em geral. No entanto, a organização pede para que se respeito os protocolos  de prevenção a covid-19, como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social. A presidente do Instituto Rosa dos Ventos, Stéffanie Oliveira, conta que até o formato das apresentações foi pensado para assegurar a segurança sanitária dos participantes. 

“Optamos por atrações no formato de cortejo, em espaço aberto, justamente para não aglomerar”, ressalta Stéffanie Oliveira que está à frente da organização do evento. A yalorixá Mãe Vilcilene de Jagun, membro do Coletivo das Yás, destaca que a data ainda alcança um marco especial neste período de pandemia. “Iemanjá é a mãe do filho-peixe, a mãe das águas e representa a paz, a união, o amor fraternal. Nesse dia é um momento de pedir a Iemanjá que nos purifique, que nos tire essa doença, nos traga saúde”.

Durante a festa haverá momentos voltados para homenagear a orixá mãe das águas. O primeiro é o samba para Iemanjá com os sambistas de Brasília Breno Alves, Kadu Dantas e Rodrigo 7 Cordas. “A gente fez um pedido muito carinhoso aos artistas locais, para que preparassem um samba para Iemanjá. Com as letras e temas das músicas para a mãe das águas”, adianta Stéffanie Oliveira. No fim do dia tem a batucada coletiva, um convite a todos que tocam tambor para homenagear a divindade regida pelos mestres Martinha do Coco e Tico Magalhães.

Em relação as oferendas, Stéfanie pede o uso de elementos naturais e biodegradáveis, como flores, alimentos e folhas. “A natureza é sagrada, assim como os orixás são natureza representando cada elemento. Então pedimos que os presentes sejam feitos com cuidado e respeito a nossas águas e ao Lago Paranoá”, destaca a presidente do Instituto Rosa dos Ventos.

Confira a programação da Festa das Águas de 2022

Quarta-feira (2/2), a partir das 10h, na Praça dos Orixás

10h - Abertura da Feira de Artesanato e da Praça de Alimentação
12h - Samba com Acarajé
13h - Samba para Iemanjá com Breno Alves, Kadu Dantas e Rodrigo 7 Cordas
14h30 - A Roda - encontro de pandeiristas amadores
15h30 - Apresentação do grupo Encantaria das Mata
16h30 - Roda de Percussão com Folha Seca
17h20 - Batucada para as Águas com Mestra Martinha do Coco e Mestre Tico Magalhães (traga seu tambor e venha com roupa branca)
18h - Cortejo para Iemanjá com Coletivo das Yás
19h - Bando Matilha Capoeira
20h - Nãnan Matos - Show Sambadeira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação