Igreja

Igreja mais antiga de Brasília completa 63 anos de fundação

Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês foi construída antes da capital e ganha celebração de aniversário nesta quarta-feira (2/2)

Renata Nagashima
postado em 02/02/2022 17:11 / atualizado em 02/02/2022 17:11
 (crédito: Divulgação/Sagrado Mercês)
(crédito: Divulgação/Sagrado Mercês)

Inaugurada antes da fundação de Brasília, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, localizada na quadra 615 da avenida L2 Sul, completa 64 anos nesta quarta-feira (2/2). A data será comemorada com a celebração de uma missa solene, que deve reunir toda a comunidade e integrantes das diversas pastorais e movimentos que garantem o funcionamento longevo e reconhecido da Igreja.

Conhecida por ser uma paróquia acolhedora, com um trabalho social consistente, a igreja faz parte da memória afetiva de muitos brasilienses. A missa solene tem um significado especial depois de dois anos com restrições por conta da pandemia do novo coronavírus. “Por meio de orações, da acolhida e das muitas transmissões, conseguimos fazer da nossa igreja um bálsamo para aqueles que estavam com medo, inseguros e tensos com as limitações que a covid-19 impôs às cidades”, disse o pároco frei Rogério Soares.

Durante suas mais de seis décadas a igreja realizou inúmeros trabalhos sociais, como o projeto Coração Aberto, o Petas do Frei e a Feirinha do Frei, que garantem renda e sustento a quem precisa. Além das iniciativas que buscam a emancipação da pessoa assistida, por meio do seu trabalho e do incentivo ao empreendedorismo, a paróquia mantém a distribuição de alimentos e outras ajudas materiais em casos emergenciais.

História

A Paróquia Sagrado Mercês foi inaugurada pouco mais de um ano antes da fundação da capital federal. Em 1959 foi autorizada pelo então arcebispo de Goiânia, Dom Fernando, a funcionar como igreja a paróquia Sagrado Coração de Jesus, sob a administração de Padre Eduardo, missionário do coração de Jesus. Foi quando passou a atender pioneiros e candangos que chegaram para construir a cidade. Apenas anos mais tarde passou a integrar a arquidiocese de Brasília.

Durante todos esses anos, a igreja foi palco de centenas de celebrações sacramentais: casamentos, crismas, batizados, novenas. Uma infinidade de eventos que trouxeram conforto espirital e permitiram o mais genuíno exercício da fé cristã. Com a saída dos padres missionários em 1989 para Minas Gerais, Dom Falcão com o intuito de tornar conhecida a devoção a nossa senhora das Mercês aqui no planalto central, ofereceu aos padres mercedários a administração da paróquia.

A construção do atual templo foi um desafio vencido pelos mercedários com o apoio e o compromisso da comunidade. Em 17 de outubro de 1993, foi realizada a dedicação do templo e o acréscimo do nome de Maria ao nome original da paróquia. A partir de então passou a se chamar Paróquia Sagrado Coração de Jesus e nossa Senhora das Mercês até hoje.

Serviço

Celebração do Aniversário de 63 anos da Paróquia Sagrados Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês
Nesta quarta-feira, às 19h, na SGAS 615

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação