Treinamento

Samu e Corpo de Bombeiros buscam padronizar procedimentos

Forças passaram por um treinamento de Formação de Multiplicadores juntas para trabalhar de forma unificada

Renata Nagashima
postado em 02/02/2022 23:49
 (crédito: Divulgação/Samu)
(crédito: Divulgação/Samu)

Médicos e enfermeiros do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estão fazendo um curso de Formação de Multiplicadores, ministrado pelo Núcleo de Educação em Urgência (Nuedu), até a próxima quinta-feira (3/2).

O curso tem o objetivo de atualizar e capacitar as equipes para que trabalhem de forma unificada e mantenham a padronização dos protocolos de atendimento. Ao todo, 33 profissionais serão capacitados, desses, nove são bombeiros militares. “Essa integração permite melhor aproveitamento dos recursos das duas instituições”, destacou Victor Arimatea, diretor do Samu.

Ao todo, serão 30 horas/aula, divididas entre teoria e prática, durante três dias. Ambas as instituições prestam atendimento pré-hospitalar e, desde a portaria conjunta 40/2018, esforçam-se para trabalhar de forma unificada e manter a padronização dos protocolos de atendimento.

Segundo a chefe do Nuedu, Leticea Moraes, o Corpo de Bombeiros tem muito pessoal e alguns militares estão fazendo o treinamento para replicar isso dentro da corporação. A médica também enfatizou que o curso trabalha com simulações realísticas, um método inovador de aprendizado, que permite a experiência prática em ambiente controlado.

O major Tizzo, do CBMDF, considera o curso fundamental para formar profissionais adequadamente. “Saber transmitir é tão importante quanto saber realizar os procedimentos. Multiplicar o conhecimento é fundamental”, afirmou o Major Tizzo, do CBMDF.

Com informações da Secretaria de Saúde

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação