A expectativa de chuvas intensas nos próximos dias trouxe de volta o alerta laranja, que aponta perigo de rajadas de vento, alagamentos, para os quais os moradores do Distrito Federal devem ficar atentos neste fim de semana. Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Heráclio Alves, 55, os avisos são reavaliados a cada 24 horas, mas a tendência é de que o alerta laranja seja mantido. "É o alerta intermediário, que indica perigo. Existe a possibilidade de haver chuvas fortes com rajadas de vento, alagamentos, descargas elétricas e quedas de energia através da capital", explica.
O especialista ressalta que essas chuvas, embora fortes, são típicas do verão e, a princípio, não existe nenhuma previsão de um temporal mais grave ou fora do esperado. "Essas chuvas ocorrem pela combinação de calor e umidade alta, que, ao decorrer do dia, faz com que a nebulosidade intensifique, deixando o céu mais carregado de nuvens e, consequentemente, causando as pancadas de chuva. Esse fenômeno também é o que ocasiona aquela forte sensação de abafamento, mas tudo isso é coisa típica de verão", acrescentou.
Embora elas sejam comuns nessa estação, todo cuidado é pouco quando se trata de pancadas de chuva. Heráclio recomenda que as pessoas evitem ficar próximas de árvores ou em campos abertos, devido à possibilidade de ocorrer uma descarga elétrica. O risco de queda de galhos e árvores também é real, em razão dos ventos de 60 km/h a 100 km/h, que podem ocorrer. O Inmet alerta em seu portal oficial para que as pessoas não estacionem seus veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se for possível, é recomendável tirar aparelhos eletrônicos da tomada, pelo risco das quedas de energia.
*Estagiária sob a supervisão de Layrce de Lima
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.