RECOMEÇO

Família norte-americana adota cinco irmãos do DF

O processo de adoção internacional foi conduzido foi pela Comissão Distrital Judiciária de Adoção do TJDFT (CDJA), respeitando o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente

Jéssica Andrade
postado em 03/02/2022 20:16 / atualizado em 03/02/2022 20:32
 (crédito: Imagem ilustrativa)
(crédito: Imagem ilustrativa)

O ano novo trouxe uma mudança radical na vida de cinco irmãos do Distrito Federal. Depois de viverem durante quatro anos na Casa da Criança Batuíra, na Ceilândia, eles foram adotados por uma família norte-americana e embarcaram para o estado de Tennessee, nos Estados Unidos, na primeira quinzena de janeiro, onde viverão a partir de agora.

Em nota, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios informou que o processo da adoção internacional dos irmãos – três meninos, de 9, 10 e 13 anos, e duas meninas, de 5 e 7 anos — foi conduzido pela Comissão Distrital Judiciária de Adoção do TJDFT (CDJA), que contou também com a atuação do organismo internacional Lifeline Children's Services.

“Geralmente trabalhamos com casais sem filhos. Contudo, nesse caso, o casal já tinha outros quatro filhos, e mesmo assim não houve dúvidas quanto ao engajamento no processo de adoção”, conta Thaís Botelho, assistente social e secretária executiva da CDJA, que também informou que todo o trâmite seguiu o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente.

“Observamos que a experiência prévia da maternidade e da paternidade parece ter tornado o estabelecimento de vínculos mais fácil e natural. O casal demonstrou habilidade para atender às diferentes demandas que surgiram e ainda para conduzir as tarefas cotidianas, sempre de modo afetivo e disponível para a aproximação e vinculação com as crianças”, avalia a assistente social.

Um dos filhos do casal, de 22 anos, também veio para o estágio de convivência. “E sua participação foi muito positiva e contribuiu para o sucesso do projeto adotivo”, afirma.

Desafios da adoção

Thaís Botelho conta que o processo foi um desafio para a CDJA. “Atender às necessidades de cada um e compreender a melhor forma de trabalho para alcançar e se vincular a cada irmão foi bem desafiador”, revela.

“Primeiro é preciso criar vínculo de confiança e de afetividade, e isso exige trabalho, presença, atenção. As crianças precisam de espaço de escuta para compartilhar suas angústias, medos, fantasias e sonhos”, explica Thaís, ao ressaltar a importância da preparação das crianças para a transição do acolhimento institucional à vinculação a uma nova família.

Ela completa que o investimento na preparação também é fundamental para os adotantes. “O tempo de espera pelo filho deve ser um momento de reflexão e de autoconhecimento, de modo a facilitar a adaptação entre as partes envolvidas”, pondera.

De acordo com a CDJA, no processo de adoção dos cinco irmãos, foram realizados 14 encontros de preparação antes da chegada dos adotantes e outros 10 durante o estágio de convivência com a família no Brasil. A equipe tem o compromisso de se dedicar semanalmente à construção do vínculo entre os envolvidos, visto que os encontros de preparação são semanais. “Esse é um período muito intenso e que exige dedicação da equipe técnica”, observa Thaís Botelho.

Seguindo em frente

A história da adoção inspirou a escrita do conto infantil Seguindo em Frente, de autoria de Thaís Botelho com ilustrações de Érika Duarte, dado de presente aos irmãos e sua nova família como lembrança de suas vivências no Brasil.

Página do livro seguindo em frente, de autoria de Thaís Botelho com ilustrações de Érika Duarte
Página do livro seguindo em frente, de autoria de Thaís Botelho com ilustrações de Érika Duarte (foto: TJDFT/Reprodução)


*Esta nota foi escrita com informações do TJDFT, respeitando os artigos 17, 143 e 240 do Estatuto da Criança e do Adolescente, que proíbe a divulgação de fotos e dos nomes verdadeiros dos menores, garantindo, assim, a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais das crianças e adolescentes. A foto principal é meramente ilustrativa.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação