INCLUSÃO SOCIAL

Programa do GDF vai inserir pessoas vulneráveis no mercado de trabalho

Chamado de Acessuas Trabalho, programa será implementado no DF pela primeira vez e poderá atender mais de 7 mil pessoas

Correio Braziliense
postado em 04/02/2022 19:44
 (crédito: Diana Raeder/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Diana Raeder/Esp. CB/D.A Press)

O Governo do Distrito Federal (GDF) lançou o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho, que começa com a meta de atender 7.100 pessoas nas 33 regiões administrativas do DF. O objetivo da iniciativa é viabilizar o acesso a informações que garantam a autonomia do cidadão no mercado de trabalho e orientar as famílias em risco social sobre direitos no trabalho, como reconhecer potencialidades e desenvolver habilidades.

O investimento previsto para a iniciativa é de R$ 1,42 milhão: valor total do termo de colaboração a ser firmado com Organização da Sociedade Civil (OSC) que vai executar, com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), todas as etapas do programa. A entidade será selecionada por meio do chamamento público nº5/2022, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) da última quarta-feira (2/02).

O programa prevê 284 ciclos, com cada um obtendo quatro oficinas de 90 minutos. Cada ciclo de oficinas será formado por, no máximo, 25 participantes, ocorrendo pelo menos uma vez por semana. Durante o ciclo de oficinas, os participantes deverão preencher o Plano Individual de Inclusão no Mundo do Trabalho, iniciando o preenchimento na 1ª oficina e terminando na última. As oficinas devem ser realizadas, preferencialmente, no território de moradia dos participantes.

Em cada cidade, a equipe do programa se reunirá com as equipes das unidades socioassistenciais e realizará ações como: reuniões com a rede social e socioassistencial do território; visitas nas unidades de assistência social; articulação com a rede de saúde e educação locais; e desenvolvimento de ações comunitárias.

O resultado do chamamento público terá validade até 31 de dezembro de 2022. A parceria firmada pelo termo de colaboração valerá por 12 meses, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação