retranca /

Casos de flurona sobem 27%

DF chegou a 1.132 casos da infecção dupla de covid-19 e gripe. Secretaria de Saúde planeja intensificação da vacinawção contra covid-19 para crianças com a ampliação de postos exclusivos para imunização desse grupo

Samara Schwingel
postado em 05/02/2022 00:01
 (crédito: Barbara Cabral/Esp.CB)
(crédito: Barbara Cabral/Esp.CB)

Novo balanço feito pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), mostra que, em duas semanas, os casos de flurona — infecção dupla e simultânea de covid-19 e gripe — aumentaram 27,76%. Antes em 886, o número absoluto chegou a 1.132. Para combater as doenças, a pasta intensifica a vacinação de crianças contra o novo coronavírus com 21 pontos de atendimento exclusivo destinado a esse público e aguarda a chegada de doses para reabrir a campanha contra a gripe. A expectativa é de que novas doses cheguem até a segunda quinzena de abril. Até lá, a recomendação é para que a população continue com os cuidados, tanto para covid-19 quanto para influenza.

Considerando casos isolados de gripe, a capital federal registrou, desde dezembro do ano passado, 18.727 casos de influenza A, sendo 226 classificados como o subtipo H3N2. Apenas em 2022, foram 98 casos da gripe identificados nas redes públicas e privadas. Em relação à covid-19, o DF registrou, entre quinta-feira e ontem, 6.202 casos e nove mortes pela doença. O total chegou a 631.233 infecções e 11.217 óbitos desde o início da crise sanitária.

A taxa de transmissão está em 1,20, ou seja, um grupo de 100 pessoas é capaz de infectar mais 120. Com as atualizações, a média móvel de casos chegou a 7.195,20, valor 78,05% maior do que o registrado há 14 dias. A mediana de mortes está em 10,60, o que indica um aumento de 307,69%, quando comparado com duas semanas anteriores.

Ontem, a ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) para o tratamento da covid-19 da rede pública chegou a 100%. Ao longo do dia a taxa caiu e fechou a tarde com 96%, sendo que, dos 117 leitos, quatro estavam vagos. Na rede privada, a ocupação era de 76,76%, quando, dos 146, 111 estavam com pacientes. Na fila de espera havia 87 pessoas. Destas, 33 estavam com suspeita ou confirmação de infecção pela covid-19.

O secretário de Saúde Manoel Pafiadache informou, em coletiva realizada ontem, que a pasta trabalha para abrir mais 100 leitos de UTIs para o tratamento de pacientes com covid-19. A intenção é colocá-los no Hospital de Campanha da Polícia Militar. Porém, a data para implantação dos leitos não foi divulgada. "O trabalho começa com o levantamento das empresas que vão se credenciar e, a partir daí, vamos seguir todos os trâmites legais", frisou. Esta abertura está prevista na sétima fase do plano de remobilização de leitos estruturado pela secretaria.

Vacinação

Também durante a coletiva, os gestores da Saúde anunciaram que o DF vai passar a contar com 21 pontos de vacinação contra a covid-19 exclusivos para crianças de 5 a 11 anos. Essa intensificação no atendimento terá início na próxima semana em função da volta às aulas presenciais na rede pública, marcadas para 14 de fevereiro. A medida visa facilitar o acesso desse grupo aos imunizantes. Até ontem, cerca de 81 mil crianças foram vacinadas. No DF, há 268 mil crianças entre 5 e 11 anos.

"Estaremos ofertando para cada Coordenação Regional de Ensino (CRE) UBSs específicas e dedicadas para que os pais, tutores legais e responsáveis possam acompanhar suas crianças e ofertando mais acesso e oportunidade para que elas possam ter o direito de vacinação exercido", afirmou a subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Paula Lawall. O secretário de Saúde informou que os endereços de cada UBS exclusiva serão publicados e divulgados em breve pela pasta. "Pais, levem suas crianças. Tudo para que nós tenhamos mais segurança para as crianças, colegas e família", pediu.

Atualmente, o DF segue a orientação do Ministério da Saúde para que o imunizante pediátrico da Pfizer/BioNTech seja destinado exclusivamente a crianças de 5 anos ou imunossuprimidas. Aquelas que têm de 6 a 11 anos receberão a vacina da Coronavac.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Quantidade de UBSs exclusivas para crianças por região

Brazlândia 1

Ceilândia 4

Gama 1

Guará 2

Núcleo Bandeirante 1

Paranoá 2

Planaltina 2

Plano Piloto 2

Recanto das Emas 1

Samambaia 1

Santa Maria 1

São Sebastião 2

Sobradinho 1

Taguatinga 1

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação