Inovação

Transferência de veículos poderá ser feita digitalmente

Segundo o comunicado do Detran-DF, divulgado nesta segunda-feira (7/2), a nova ferramenta deve entrar em vigor no dia 14 de fevereiro e vai funcionar tanto para pessoas físicas quanto para agências de veículos

Arthur de Souza
postado em 07/02/2022 19:48
A nova modalidade de transferência deve entrar em vigor no dia 14 de fevereiro. -  (crédito:  Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília)
A nova modalidade de transferência deve entrar em vigor no dia 14 de fevereiro. - (crédito: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou, nesta segunda-feira (7/2), que a transferência de veículos poderá ser feita pelo celular. De acordo com o órgão, a Transferência Eletrônica Inteligente (TEI) vai entrar em vigor a partir do dia 14 de fevereiro.

Segundo o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, a criação do TEI é um avanço na prestação de serviço à população do DF. “Entregamos o que há de mais moderno no mundo ao cidadão. A TEI trará facilidade, conforto e segurança para as relações de compra e venda de veículos, assim como o Pix, no caso das transações bancárias”, disse Zélio.

A nota divulgada pelo Detran-DF também informou que, para que seja possível realizar a transferência de propriedade do veículo de forma totalmente eletrônica, é preciso cumprir alguns requisitos e atender a rígidos critérios de segurança. De acordo com o comunicado, o usuário que não atender aos requisitos para a TEI pode continuar realizando o procedimento pelo método tradicional.

O órgão também destacou que devem existir dois tipos de transferência eletrônica. A TEI-cidadão, segundo o Detran, será válida somente para transferências de propriedade veicular entre pessoas físicas e para veículos usados registrados no Distrito Federal que não possuam pendências ou restrições. “Tanto o atual proprietário quanto o comprador devem possuir o cadastro biométrico no Detran-DF, pois durante a transação será realizado o reconhecimento facial, utilizando a câmera do próprio aparelho celular”, ressaltou a nota.

A outra modalidade deve se chamar TEI-Agência que, de acordo com o Detran-DF, será utilizada pelas agências revendedoras de veículos usados para transferir imediatamente para o comprador os veículos sob a sua guarda dominial, sem burocracia e sem intermediários. “As agências de veículos interessadas em aderir a mais essa modernidade a serviço da população poderão apresentar uma carta de intenção a partir do dia 14 de fevereiro”, diz o comunicado.

A nota do Detran-DF conclui afirmando que a regulamentação da TEI será publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), contendo todas as orientações e requisitos para utilização das ferramentas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação