Qualificação profissional

Renova-DF: Aprendizes iniciam a revitalização de quadras no Plano Piloto

Ibaneis Rocha fez uma visita para acompanhar o trabalho que começou a ser feito no Plano Piloto; a previsão é que nessa primeira etapa cerca de 248 equipamentos sejam revitalizados.

Correio Braziliense
postado em 09/02/2022 13:02 / atualizado em 09/02/2022 13:02
 (crédito: Bruna Lessa/CB/D.A Press)
(crédito: Bruna Lessa/CB/D.A Press)

Na manhã desta quarta-feira (9/2) o governador Ibaneis Rocha (MDB) esteve na Asa Sul para acompanhar o trabalho feito pelos aprendizes do programa Renova-DF. De acordo com o chefe do executivo, a iniciativa vai ajudar na revitalização de quadras. “Vamos reformar em torno de 248 equipamentos públicos, dos 400 e poucos que existem aqui no Plano Piloto”, pontuou Ibaneis.

O trabalho é feito com apoio das prefeituras de quadra e das comunidades locais que indicam o que precisa ser revitalizado. O secretário de Trabalho, Thales Mendes Ferreira, informou que síndicos e prefeitos escolhem um ou dois equipamentos e é feito um cronograma que reúne cerca de 248 locais na primeira fase do projeto, que no Plano Piloto, deve ser concluída em 30 dias. Já a segunda etapa, irá contemplar o Sudoeste, Noroeste, Vila Planalto e Vila Telebrasília, com previsão de início a partir de maio próximo. 

“O Renova agora é deslocado para outras cidades para que elas também sejam contempladas com o programa. Nós aumentamos o efetivo que normalmente é de 1.500 alunos a cada ciclo e nós aumentamos para 3.500 alunos e a gente já implementa essa nova modalidade a partir do comecinho do mês de abril”, destacou Thales.

Aí em maio vai ter nova inscrição, nova turma a cada ciclo a gente abre um novo chamamento público para que as pessoas possam se inscrever e serem alunos do Renova DF.

Oportunidade

Delmo Pires Moitinho, 53, aprendiz do programa, está há três anos e meio desempregado e decidiu participar da iniciativa por acreditar que, ao se qualificar, teria acesso a mais oportunidades no mercado de trabalho. “Fazemos de tudo aqui. Já fiz a parte de solda, a parte de pintura, de jardinagem e em todas as áreas da atividade de pedreiro. Foi, assim, um um leque que abriu a minha mente”. Delmo falou que normalmente esses cursos costumam ser caros, o que dificulta o aperfeiçoamento de alguns profissionais.

Para ele, todo esse momento tem sido de muito aprendizado e crescimento. “Eu não tinha nenhuma profissão, agora eu tenho várias. Então isso é importante para mim e para a minha família”, destacou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação