Brasília vai sediar, entre 17 e 19 de agosto, o 37º Congresso Nacional dos Sindicatos Empresariais, no Brasil 21. A previsão é reunir, pelo menos, 2 mil pessoas de todo o país. Há 20 anos, a capital federal não era palco do evento, que abrange representantes de mil sindicatos de comércio, bens e serviço. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu ontem o convite oficial para participar da abertura.
Perspectivas para o varejo
O presidente Edson de Castro e o vice-presidente Sebastião Abritta, ambos do Sindivarejista-DF, foram recebidos ontem por Pacheco. Eles foram os porta-vozes do convite. O senador sinalizou que vai participar. Os empresários reforçaram a importância do Pronampe para ajudar o setor. "Convidamos o senador a fazer uma palestra sobre as perspectivas no Legislativo para fortalecer o comércio varejista, que é o que mais emprega no país", destacou Abritta.
Unidas pela família e pelos negócios
Raquel e Renata Lopes são irmãs e empreendedoras. Tornaram-se recentemente vizinhas de negócios. Apostaram no setor de alimentação, numa visão estratégica de quem sofreu falência por causa da pandemia. Raquel, de 46 anos, era bem-sucedida à frente de uma franquia de curso de inglês para crianças. Chegou a ter 700 alunos, mas com o período de isolamento social teve de fechar a empresa.
A pandemia arrancou de mim o que tinha construído em 23 anos de empresa. Mas decidi que recomeçaria.
E pensei em algo que pudesse sobreviver a um lockdown",
conta Raquel
Confiança
Com a experiência de administradora, Raquel avaliou o cenário e optou por abrir, há um ano, a La Vache Boucherie, no Park Sul. O espaço vende carnes variadas para levar ou serem consumidas no local. Investiu em todas as frentes. Faz delivery e está nos aplicativos de entrega. "Passei por um período de desespero, mas não perdi minha confiança e coragem", resume Raquel.
Mudança profissional
Renata, de 43 anos, se inspirou na irmã. Até então, nunca tinha tocado um negócio próprio. Com o incentivo de Raquel, abriu uma franquia da Panelinhas do Brasil ao lado da La Vache. As duas se tornaram sócias no segundo empreendimento. Renata, há 2 meses, deixou o emprego num cartório para unir forças com a irmã e se dedicar ao comércio. As lojas ficam no SOFS, Quadra 14, Conjunto A.
Cenário digital na pauta parlamentar e
do Google
Parlamentares e representantes de empresas líderes mundiais do setor de tecnologia conversaram sobre o cenário digital brasileiro. O encontro em Brasília foi realizado, na terça-feira, pela Frente Digital, que é atualmente presidida pela deputada federal Luísa Canziani (PSD-PR). Participou, representando o Google, Marcelo Lacerda, diretor de Políticas Públicas da empresa.
Prioridades
Entre as prioridades da Frente Digital para este semestre, estão a aprovação dos projetos de lei que tratam da inteligência artificial (PL 21/20), da Política Nacional de Educação Digital (PL 4513/20) e da telemedicina (PL 1998/2020).
Modernizar
o ensino
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) pontuou que as universidades precisam acompanhar as novas demandas digitais. "O mundo mudou, e é fundamental atualizar nosso modo de ensinar, para que nossos jovens aproveitem oportunidades nacionais e internacionais", afirmou.
Apoio aos operários
Cumprindo uma tradição de mais de 20 anos na PaulOOctavio, operários da construção civil que são pais e avôs de alunos matriculados nas escolas do DF e Entorno estão recebendo kits de material escolar. A entrega está sendo realizada nos canteiros de obra da empresa.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.