Depois de três anos de tratativas, a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, vai anunciar, nos próximos dias, os quatro voos semanais, diretos, entre Brasília e Buenos Aires. "Venho alinhando esta rota desde janeiro de 2019", adiantou à coluna.
Dias e horários
Extinta em 2016, a rota volta agora com voos às terças, quartas, sábados e domingos. Os horários ainda estão sendo definidos, mas serão dois pela manhã e dois à tarde. A novidade é uma parceria com a Inframerica, Aerolíneas Argentinas e Embaixada da Argentina.
Anúncio oficial
O próprio presidente da Aerolíneas Argentinas, Pablo Ceriani, informou ao embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli; ao ministro dos Transportes, Alexis Guerrera; e ao ministro do Turismo e Esportes, Matias Lammens, que, a partir de abril, adiciona Brasília, Curitiba e Porto Alegre ao portfólio de rotas da companhia.
Mais turistas
"É uma conquista inédita para a nossa cidade ter mais esses quatro voos, resultado do trabalho liderado pelo governador de valorização da nossa capital. Vamos ampliar de forma significativa a visita de turistas estrangeiros na nossa cidade", destacou a secretária de Turismo do DF. Ela esteve com o embaixador da Argentina fechando os detalhes do anúncio da nova rota (foto).
Bares e restaurantes ajudam setor de
serviços a crescer
Resultados divulgados nesta semana pelo IBGE apontam que o setor de alimentação fora do lar vem puxando para cima a atividade econômica e ajudando a conter a inflação. O crescimento de 10,9% no setor de serviços em 2021 teve peso importante dos bares e restaurantes, que tiveram desempenho marcante: aumento de 18,2% no item de serviços prestados às famílias, no qual o segmento tem o peso mais expressivo.
Redução dos prejuízos
Os números vêm ao encontro da tendência captada por pesquisa da Abrasel feita em janeiro: pela primeira vez desde o começo da pandemia, mais estabelecimentos tiveram lucro (34%) do que prejuízo (31%).
Menor impacto inflacionário
O primeiro IPCA do ano divulgado pelo IBGE, mostra que enquanto o índice geral chegou a 0,54% em janeiro, e, no acumulado do ano, a 10,38%, o setor de alimentação fora do lar fechou o mês com 0,25%. E, no acumulado dos últimos 12 meses, chegou a 6,46%, bem abaixo da inflação geral.
Aumento na oferta de imóveis novos
Aumentou em 48% a oferta de imóveis novos residenciais no DF em 2021, na comparação com o ano anterior. O dado foi apresentado ontem em balanço divulgado pela Ademi e pelo Sinduscon. O setor bateu recorde de vendas e lançamentos e deve manter o resultado positivo em 2022, segundo as duas entidades. Isso apesar das incertezas decorrentes do cenário político e econômico do país, como o aumento continuado das taxas de juros e a proximidade de eleições.
Valor geral
de vendas
Dados da pesquisa Índice de Velocidade de Vendas (IVV) mostram que o setor acumulou o lançamento de 43 novos empreendimentos residenciais e a oferta de 5.074 unidades no DF. Em 2021, foram registrados Valor Geral de Lançamentos (VGL) de R$ 4,6 bilhões e Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 3,3 bilhões.
Licitação para comércio
no Jardim Botânico
O Jardim Botânico de Brasília realizará licitação para concessão de uso de cinco espaços já construídos no local. São três quiosques, um restaurante e uma loja de souvenir que entrarão para a disputa. O edital está no site do órgão. Cada um dos espaços terá uso específico e serão licitados na modalidade de maior oferta, onde o maior valor é o que levara a licença de uso. A abertura das propostas está marcada para 8 de março.
Artesanato do cerrado
A loja de souvenir está localizada no Centro de Visitantes e será administrada por uma única empresa, voltada à comercialização de artesanato que remeta à cultura e tradição dos povos do cerrado e que promovam os artesãos de Brasília. Os quiosques serão destinados a serviços de lanchonete.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.