Covid-19

DF aplicará dose de reforço com vacinas da AstraZeneca e Janssen

Anúncio foi feito pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. Antes, a D3 era apenas com imunizantes da Pfizer

Renata Nagashima
postado em 11/02/2022 20:36
 (crédito: Tiziana Fabi/AFP)
(crédito: Tiziana Fabi/AFP)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou que, a partir desta sexta-feira (11/2), a dose de reforço da vacina contra a covid-19 será aplicada no Distrito Federal com os imunizantes AstraZeneca ou Janssen. A mudança vale até a chegada de lotes adicionais da Pfizer-BioNTech.

“Maiores de 18 anos que tiverem recebido a segunda dose há pelo menos quatro meses serão imunizados com AstraZeneca ou Janssen como reforço, independentemente de qual foi a primeira dose”, disse o chefe da pasta por meio de sua rede social.

Ibaneis acrescentou que para aqueles que receberam a Janssen, o modelo continua o mesmo: a dose de reforço deve ser aplicada dois meses depois. “Só a vacinação pode fazer com que voltemos à normalidade. Vacinem-se”, completou.

Grávidas e puérperas devem receber a dose de reforço da Pfizer quatro meses após a segunda dose. Nesse caso, a mulher precisa levar um exame que comprove a gestação.

Quem recebeu a primeira dose da Pfizer-BioNTech tem a sua segunda dose garantida com esse mesmo imunizante. Já aqueles que forem tomar a primeira dose podem decidir entre AstraZeneca, CoronaVac ou Janssen. Adolescentes de 12 a 17 anos imunossuprimidos devem receber o imunizante Pfizer.

A Secretaria de Saúde afirmou que o comitê gestor de operacionalização da vacinação contra a covid-19 da Secretaria de Saúde (SES) trabalha para manter as alterações nas regras até a chegada de mais doses da Pfizer, seguindo orientação do Ministério da Saúde. Hoje, a secretaria conta com 76.050 doses do imunizante na Rede de Frio Central, além do que já está nos locais de vacinação.

No caso da vacinação infantil, não há alterações. Crianças de 6 a 11 anos são imunizadas com CoronaVac. Já as de 5 anos ou imunossuprimidas recebem a versão infantil do imunizante da Pfizer-BioNTech.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação