Com doações em queda, Hemocentro retoma projeto Linha Vermelha em Taguatinga

A retomada acontecerá devido a queda de doações no início de 2022 e integra uma campanha nacional de voluntariado

Correio Braziliense
postado em 14/02/2022 16:32 / atualizado em 14/02/2022 16:32
Até 14 de abril um veículo que estará à disposição de voluntários e doadores na entrada principal do Taguatinga Shopping -  (crédito: Divulgação: Hemocentro)
Até 14 de abril um veículo que estará à disposição de voluntários e doadores na entrada principal do Taguatinga Shopping - (crédito: Divulgação: Hemocentro)

Após uma queda de 23% nas doações de sangue, a Fundação Hemocentro de Brasília vai retomar a expansão do projeto Linha Vermelha para a Região Administrativa de Taguatinga. A iniciativa disponibiliza transporte público para levar os voluntários para fazerem as doações. O serviço já acontece rotineiramente na Rodoviária do Plano Piloto e chegou a ser ofertado em outras regiões durante campanhas de doação.

Com as festas de fim de ano e o aumento das infecções por covid-19 e gripe, muitos voluntários deixaram de doar sangue, causando a redução nos estoques. Para aumentar os índices, a ampliação da Linha Vermelha é retomada em parceria com o projeto Taguatinga Shopping Solidário, pois, em 2021, mais de 2,5 mil moradores de Taguatinga doaram sangue.

Com a expansão, até o dia 14 de abril, o transporte gratuito fará o percurso de ida e volta do Taguatinga Shopping para o Hemocentro, sempre nas terças e quintas-feiras. O veículo é identificado e sairá da entrada do Taguatinga Shopping (ao lado do hipermercado Extra). É preciso que os interessados façam o agendamento pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2.

Além de ser uma intervenção na queda das doações, o projeto também marcará a oitava edição da ação Doe Sangue, Doe Vida, realizada pelo TGS Solidário desde 2019. A coordenadora de mobilização do TGS Solidário, Amanda Cortez, afirma que a ação é extremamente necessária. “O sucesso das edições anteriores mostra que, sempre que precisamos, existem voluntários dispostos a ajudar. É pensando na força dessa união entre TGS Solidário e Hemocentro que convidamos o público a praticar a solidariedade. Para dar uma forcinha, o transporte gratuito estará à disposição dos interessados”, afirma a coordenadora.

O presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, ressaltou a importância de facilitar o deslocamento dos doadores para fortalecer a rede de voluntários em torno dessa causa. “O Hemocentro já conta com transporte gratuito para grupos e vem estudando a expansão da Linha Vermelha para pontos estratégicos do Distrito Federal", comenta.

Essa ação acontecerá paralelamente em todo o Brasil em mais uma edição do projeto Muda Junto, em parceria entre o Transforma Brasil e suas plataformas de solidariedade e voluntariado espalhadas pelo país. Para mais informações acesse https://transformabrasil.com.br/.

Requisitos

Para fazer doações de sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto a doar sangue.

Linha Vermelha – Taguatinga Shopping
Quando: Às terças e quintas-feiras, até 14 de abril de 2022
Local: Entrada principal do Taguatinga Shopping, de frente para o hipermercado Extra
Horários 
Shopping para Hemocentro, 9h e 13h
Hemocentro para o shopping, 12h e 16h
Duração do percurso: 1h
Para o agendamento: acesse agenda.df.gov.br; ou ligue 160, opção 2.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação