CLDF

Policiais civis do DF terão auxílio-uniforme e reajuste na alimentação

Aprovados em dois turnos na Câmara Legislativa, os projetos seguirão para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Durante a votação, alguns policiais civis se mobilizaram em frente à câmara

Rafaela Martins
postado em 15/02/2022 21:08
 (crédito:  Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press)

Dois projetos que beneficiarão os policiais civis do Distrito Federal foram aprovados na tarde desta terça-feira (15/2), na Câmara Legislativa do DF. A categoria estava reivindicando a suplementação do auxílio-alimentação e a criação do auxílio-uniforme. Foram 20 votos favoráveis e apenas um contra.

Único deputado a votar contra o projeto, Roosevelt Vilela (PSB) justificou sua posição citando a quebra de um acordo que beneficiaria também os policiais militares e bombeiros. Para o distrital, a reivindicação dos policiais civis é legítima, mas a exclusão das outras duas categorias lhe deixou impossibilitado de votar a favor das matérias.

Aprovados em dois turnos, em sessão ordinária, os projetos seguirão para sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Durante a votação, alguns policiais civis se mobilizaram em frente à câmara, em assembleia convocada pelo Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF).

Atualmente, os profissionais compram os próprios uniformes e não são ressarcidos. O auxílio alimentação de policiais e bombeiros militares, desde 2015, é pago no valor de R$ 850, porém os policiais civis recebem R$ 458.

"A aprovação dos projetos repara a injustiça à qual os policiais civis estiveram submetidos todos esses anos. O nosso auxílio-alimentação mal paga uma refeição adequada para a função que exercemos diariamente. O auxílio-uniforme é um pleito justo porque somos obrigados a usá-lo durante o trabalho, mas sem qualquer respaldo para a aquisição", disse Alex Galvão, presidente do Sinpol-DF.

Com informações da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação