PMDF

Nova sede do 15º Batalhão da PMDF será construída na Cidade Estrutural

Obras devem começar somente em maio. O orçamento para a construção está avaliado em R$ 6,3 milhões e abrigará cerca de 170 policiais

Correio Braziliense
postado em 16/02/2022 20:57
 (crédito: Divulgação/SSP)
(crédito: Divulgação/SSP)

Uma nova sede do 15º Batalhão será construída na área central da Cidade Estrutural, que contará com um novo reforço ao combate à criminalidade na região. O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, nesta semana, o aviso de licitação para a construção da nova unidade de policiamento responsável pelo local.

A área total do espaço é de 1.644,80 m², onde duas pavimentações serão erguidas. Na parte de baixo da nova estrutura, o térreo terá uma recepção e também estacionamento. Programações operacionais também devem ser realizadas neste pavimento inferior. Na parte de cima, os militares contarão com um local designado para atividades administrativas operacionais, além de vestiários, alojamentos e ambientes de apoio administrativo.

Com o orçamento de reforma avaliado em R$ 6,3 milhões, a expectativa é de que as obras sejam iniciadas em maio. O mês de março, até o dia 9, marca o fim do recebimento de propostas das empresas para a idealização do projeto. Cerca de 20 policiais serão contratados para cumprir o regime administrativo e outros 150 para funcionamento da escola operacional.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança da Cidade Estrutural (Conseg), afirma que a sede é a continuação do olhar cuidadoso do Estado com a região, além de ser uma realização aguardada há muito tempo pela população. Segundo ele, o 15º Batalhão proporcionará uma melhor qualidade de vida aos moradores da comunidade.

Vale ressaltar que, atualmente, o funcionamento de segurança da sede está localizado no Centro Olímpico, que fica na entrada da cidade. A iniciativa é parte do projeto Área de Segurança Prioritária (ASP), que compõe o programa DF Mais Seguro, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que esteve por cerca de seis meses no local.

O secretário de Segurança, Julio Danilo, comentou sobre o reforço ao policiamento, e que as ações fazem parte do pacote de obras que estão sendo realizadas na segurança pública por meio do GDF, que também construíra um novo Instituto Médico Legal da Polícia Civil.

Major Rodrigo Abadio, comandante do 15º BPM, também comentou a importância da sede, ressaltando que ela beneficiará a todos. Para ele, é importante ter uma estrutura própria que atenda as atividades e demandas policiais, como os equipamentos, viaturas e entre outros. E em sua visão, o serviço de policiamento ficará ainda melhor e qualificado graças ao novo local, que também ajudará na valorização da cidade e das pessoas que vivem nela.

Programa

O programa Área de Segurança Pública, inaugurado em junho de 2021, surgiu em decorrência de um diagnóstico realizado na região. Um plano de ação integrada, feito pelas equipes da SSP em parceria com a Casa Civil, Administração Regional do SCIA/Estrutural, CEB, secretarias de Obras, DF Legal e da Mulher e forças da segurança pública.

A ASP,no período em que as ações foram executadas, disponibilizou novas carteiras de identidade e de trabalho, serviço jurídico e psicossocial, atendimentos relacionados a veículos e habilitação. Além disso, a comunidade recebeu programações culturais para todas as idades, como cursos e palestras. Uma central de monitoramento remoto (CMR), no 15º BPM, também foi inaugurada. O espaço transmite em tempo real imagens, que colabora com efetividade para anular atuações de criminosos.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação