Previsão do tempo

Inmet emite alerta laranja de risco de chuvas intensas no DF

Aviso é válido até às 11h desta quinta-feira (17/2) e pode ser renovado caso as condições permaneçam na capital Federal

Edis Henrique Peres
postado em 17/02/2022 08:20
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Devido às chuvas intensas no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de risco de chuvas intensas, válido até às 11h desta quinta-feira (17/2). O aviso indica o risco de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h, com risco de queda de energia, alagamentos e descargas elétricas.

A previsão do Instituto é que o fim de semana tenha altas “condições para chuvas”. A informação é do meteorologista Olívio Bahia. “O tempo vai ficar nublado hoje (quinta-feira), com chuva no decorrer do dia e em alguns momentos a chuva pode vir acompanhada com raios, principalmente no decorrer da tarde. Pode ser que haja abertura para o sol. Mas o tempo permanece instável”, destaca.

A temperatura varia em mínima de 18ºC e máxima de 27ºC, com umidade relativa do ar entre 55% e 95%. “O fim de semana também terá condições elevadas para chuvas. Essa instabilidade deve permanecer pelos próximos dias”, afirma Olívio.

Com os altos índices de precipitação, fevereiro promete ultrapassar a média de chuva prevista para o mês. Em 15 dias, a região administrativa do Gama choveu mais que o esperado para todo o mês. O projetado para o segundo mês do ano é de 183mm, mas a RA registrou 191,4 mm de chuva até 15 de fevereiro.

O Correio separou algumas dicas para se adotar no período de chuva:

  • Não se abrigue debaixo de árvores para evitar queda de galhos e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
  • Em casos emergenciais, acione a Defesa Civil, telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), telefone 193.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação