Pandemia

Chuva continua no DF e comportas do Paranoá são abertas

Após a intensa chuva que caiu na região, o volume de água do Lago Paranoá e em seus afluentes deve ser controlado. Por isso, a ação de abertura das comportas será realizado durante a manhã desta sexta-feira (18/2)

Ana Maria Pol
postado em 18/02/2022 08:47 / atualizado em 18/02/2022 13:40
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

A chuva não deve dar trégua para os moradores do Distrito Federal, nesta sexta-feira (18/2). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas nas regiões do DF. Com a previsão das intensas precipitações, o volume de água do Lago Paranoá e em seus afluentes deve ser controlado, para a segurança da população local. Por isso, durante a manhã, as comportas da Barragem do Lago Paranoá estarão abertas, com o intuito de evitar o transbordamento.

A informação foi divulgada pela Defesa Civil do DF, Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) e a CEB Geração S/A. De acordo com os militares, a ação é necessária após o alto volume de água que caiu na região durante a quinta-feira (17/2). De acordo com o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz, os registros de chuva do mês de fevereiro já ultrapassaram a média. “O Gama foi a estação que teve registros de mais chuva. Até ontem (quinta), às 9h, já estava com 212,6 mm, que representa 16% acima da média”, pontua. A média do mês é de 183 mm.

A sexta-feira não deve ser diferente para quem mora na região e em outras áreas do DF.“Nós não descartamos a possibilidade de que haverá forte queda d’água, em pontos isolados”, diz Mamedes. Segundo o especialista, as precipitações devem continuar até o fim do mês. “Devemos começar a ter mais janela de sol por volta do dia 26 e 27 de fevereiro. Até lá, o brasiliense deve estar preparado para chuvas, principalmente entre o fim da tarde e início da noite”, pondera. A temperatura mínima registrada na capital federal, nas primeiras horas do dia, foi de 17ºC. A máxima deve alcançar 28ºC. Já a umidade relativa do ar deve variar entre 95% a 50%.

Abertura das Comportas

O procedimento de abertura das comportas é previsto no Plano de Segurança da Barragem, e inclui o alerta, por SMS, dos moradores que vivem ao longo do rio, para evitar acidentes. Além disso, há o toque de sirenes para completar o aviso de que o volume de água do rio vai aumentar consideravelmente. A ação exige um trabalho integrado entre a CEB, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil e os demais órgãos pedem aos cidadãos que saiam imediatamente da margem do rio durante o procedimento, procurando um lugar mais alto e longe do curso d'água.

Orientações à população

- Fiquem sempre atentos à previsão do tempo;
- Evitem córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou previsão de chuva;
- Cadastrem o número de seus aparelhos celulares para o recebimento de alertas por SMS da Defesa Civil. Envie o número do CEP por SMS para 40199;
- Evitem as margens e o leito do rio abaixo da represa;
- Ao ouvirem a sirene, desloquem para o ponto mais alto possível, caso estejam no vale do rio abaixo da represa;
- Caso sejam abordados pela equipe de varredura do CBMDF, Defesa Civil ou CEB, sigam as orientações de segurança;
- Em caso de emergência, alguém ser levado pelas águas, ficar ilhado ou desaparecido, acionem imediatamente o CBMDF e a Defesa Civil;
- Não tentem realizar qualquer procedimento de salvamento caso não tenham treinamento ou equipamento para isso;

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação