Covid-19

HUB busca profissionais da saúde para colaboração em estudo sobre vacinas

Hospital Universitário de Brasília lidera projeto de pesquisa nacional, que testará proteção dos imunizantes contra a covid-19. Voluntários têm até o dia 31 de março para concluir inscrição

Correio Braziliense
postado em 18/02/2022 20:34
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) coordernará uma pesquisa nacional sobre a efetividade e segurança das vacinas contra a covid-19. Cerca de oito centros e 100 profissionais espalhados pelo país também participarão do estudo, que está vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC). O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde e gira em torno de R$ 13 milhões, com seu pagamento efetuado de maneira parcelada.

O dinheiro servirá para custear os insumos e realizar a contratação de profissionais especializados. Com o total de 22 pessoas, a equipe que lidera a pesquisa no HUB é multiprofissional, sendo composta por farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, epidemiologistas, farmacologista, nutricionista, biomédico, biólogo, administrador, médico, técnico de enfermagem, professores e estudantes.

O gerente de Ensino e Pesquisa do HUB, Dayde Lane Mendonça, afirma que a proposta é um dos maiores projetos coordenados pela unidade. Segundo ele, o estudo servirá para mostrar os efeitos das doses de reforço nos níveis de anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2, além de proporcionar um panorama da proteção da vacina contra a covid-19 em profissionais da saúde, que contam com voluntários em sete estados e no Distrito Federal.

Voluntários

Para a realização deste trabalho, o HUB busca por profissionais da saúde que queiram, de forma voluntária, colaborar com a iniciativa. As inscrições para os interessados são feitas pela internet, até o dia 31 de março. Poderão participar todos aqueles que possuírem ensino técnico ou superior, e estejam, atualmente, trabalhando em hospitais públicos do país ou em alguma unidade básica de saúde (UBS). Estima-se que 10 mil voluntariados sejam alcançados para execução da pesquisa.

Caso os candidatos tenham sua inscrição confirmada, será agendado no HUB uma consulta para primeiro atendimento na unidade. No local, os selecionados terão que preencher o termo de consentimento livre e esclarecido, realizar uma entrevista para obtenção de dados e coleta de sangue, como procedimento de exames laboratoriais, que ajudarão a dosar os níveis dos anticorpos neutralizantes contra o SARS-CoV-2.

Integrante da pesquisa sobre a CoronaVac, a enfermeira da UTI Adulto do HUB Márcia Seibert Campara será voluntária neste novo estudo. Ela reconhece a importância de contribuir com os pesquisadores e ressalta sua disposição para continuar ajudando à ciência. Complementando a fala da enfermeira, a voluntária e fisioterapeuta Virgília Breder ressalta que a colaboração é uma via de mão dupla. Segundo a profissional, elas ajudam a pesquisa e as pesquisas da mesma forma. Pois, em sua visão, o apoio à ciência é que ajudará a passar pela pandemia.

Estudo

O HUB informa que a data para previsão de resultados começa somente a partir de abril. O SevaCov-Pro, assim como funciona na vida real, testará a aplicação das vacinas em profissionais da saúde em quatro etapas: Segurança (desenvolvimento de reação adversa à vacina); Efetividade (existência de diagnóstico da doença pós-vacinação e gravidade); Imunogenicidade (resposta imunológica) e Vigilância genômica (monitoramento de variantes do novo coronavírus).

O alistamento para convocação de voluntários começou em setembro de 2021. No início, participavam apenas aqueles que eram parceiros nos centros de pesquisa, com cadastro de 2,7 mil pessoas, sendo 500 no HUB. Contudo, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep/MS), concederam a inserção de outros profissionais do DF, que estejam na linha de frente em outros trabalhos.

Centros de pesquisa no projeto

1. Hospital Universitário de Brasília da Universidade de Brasília (HUB-UnB)
2. Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS)
3. Hospital de Ensino da Universidade Federal de Pelotas (HU-UFPel)
4. Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS)
5. Hospital das Clínicas da Universidade de Minas Gerais (HC-UFMG)
6. Hospital Universitário Antônio Cassiano Moraes da Universidade Federal do Espírito Santo (HUCAM-UFES)
7. Complexo hospitalar da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (HUPE e PPC)
8. Instituto Nacional de Cardiologia (INC)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação