Bisneto de Niemeyer lança azulejos inspirados em Brasília

Correio Braziliense
postado em 22/02/2022 00:01
 (crédito:  Crédito:Divulgação )
(crédito: Crédito:Divulgação )

Arquiteto e designer, Paulo Sérgio Niemeyer, 52 anos, presidente-fundador do Instituto Niemeyer e conselheiro da CAU-RJ, lançou uma série limitada de azulejos que remetem aos traços e características da Catedral de Brasília, do Palácio Alvorada, nessa primeira fase do projeto. Ele se uniu ao Stúdio Vetro, de SP, para o 1º lançamento de revestimentos cerâmicos com seus desenhos. É uma homenagem ao avô Oscar Niemeyer, que morreu aos 104 anos há exatamente 10 anos.

Terceira geração

Tudo começou com a produção de uma linha de móveis inspirados em Brasília, e assim ele criou os bancos "Catedral" e "Alvorada" lançados pela Breton.

Paulo pertence a terceira geração de arquitetos da família. Sua mãe, Ana Elisa Niemeyer também era arquiteta. Seu lado de designer sofreu influência da avó materna, Anna Maria Niemeyer — única filha de Oscar. Ela desenhou vários móveis do Palácio do Planalto em parceria com o pai.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  2022. Crédito: Arquivo Pessoal. Coluna Capital S.A. Paulo Sérgio Niemeyer com o bisavô Oscar Niemeyer.
    2022. Crédito: Arquivo Pessoal. Coluna Capital S.A. Paulo Sérgio Niemeyer com o bisavô Oscar Niemeyer. Foto: Arquivo Pessoal
  •  21/02/2022-Coluna Capital S/A-Banco cátedral
    21/02/2022-Coluna Capital S/A-Banco cátedral Foto: Fotos: Divulgação

Preocupação com ano eleitoral e aumento de insumos

 (crédito: Divulgação)
crédito: Divulgação

Incorporadores e construtores do Distrito Federal identificaram os vetores de incerteza em 2022: novos aumentos da taxa Selic, reajuste dos preços de insumos e o calendário eleitoral. Estes fatores vão pautar o planejamento das empresas e calibrar a decisão por novos lançamentos e investimentos. É o que aponta o resultado da última rodada da pesquisa Sondagem do Mercado Imobiliário, iniciativa da Ademi-DF para medir as avaliações do setor.

Monitoramento

"Nós esperamos repetir em 2022 o desempenho positivo do ano passado, com recorde de vendas e lançamentos, mas estamos atentos à conjuntura do país", diz o presidente da entidade, Eduardo Aroeira Almeida. Qualitativa, a pesquisa é trimestral e realizada pelo Opinião Informação Estratégica. Os novos dados referem-se ao último trimestre de 2021 e sinalizam as tendências para o ano que se inicia.

Projetos em andamento

Entre as empresas pesquisadas no DF, 75% apontam estabilidade ou melhoria do mercado nos primeiros seis meses de 2022, 95% têm empreendimentos em obra no momento e 100% têm imóveis à venda.

Mais prazo para o ITBI

A redução do ITBI de 3% para 1% vale apenas até 31 de março. O setor produtivo já sinaliza com pedido ao GDF para ampliar um pouco mais o prazo. Mas a lei aprovada no final da ano pela Câmara Legislativa previa a validade da medida pelo período de três meses. O setor também pede a volta do programa de incentivo para quitação de imóveis da Terracap. A combinação das duas medidas seria mais eficiente, segundo os empresários.

Jornada Carreira Turbinada

 (crédito:  Nina Quintana/Divulgação)
crédito: Nina Quintana/Divulgação

Até quinta-feira, o Centro Universitário Iesb promove a Jornada Carreira Turbinada, uma imersão profissional com dezenas de lives, 100% on-line e gratuitas, realizadas ao vivo no Youtube. A ideia é ajudar quem já tem um curso superior a conhecer estratégias inovadoras e se destacar no mercado de trabalho. A cada encontro, um time de coordenadores, professores do Iesb e convidados aliam teoria e prática para apresentar temas atuais. No final de cada bate-papo, o público tem ainda a oportunidade de colocar a mão na massa e praticar ao vivo o que foi apresentado.

Inovação

São foco do evento, o aquecido mercado da Tecnologia da Informação (TI), influência digital nos negócios, como fazer gestão de projetos e portfólios em um contexto inovador, dicas de networking, competências soft skills, entre outros. "O mercado está mudando bastante, as profissões, as características delas e a situação econômica. Então, é extremamente importante contribuir para colocar no mercado profissionais mais bem preparados para o cenário de inovação", aponta o professor Luiz Cláudio Costa, reitor do Centro Universitário IESB.

Programação completa e inscrição gratuita no link: lps.iesb.br/carreira-turbinada.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação