Bem Estar

Bloco do sossego: brasilienses aproveitam dias de folga para relaxar

Em vez da folia, brasilienses apostam na calmaria da meditação e em programações de autocuidado no feriado de carnaval

Eduardo Fernandes*Yasmim Valois*
postado em 27/02/2022 06:00
A cachoeira Almécegas, na Chapada dos Veadeiros, é uma das favoritas de quem busca tranquilidade e conexão com a natureza -  (crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press - 14/4/19)
A cachoeira Almécegas, na Chapada dos Veadeiros, é uma das favoritas de quem busca tranquilidade e conexão com a natureza - (crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press - 14/4/19)

Em tempos de aglomerações restritas, em virtude da pandemia de covid-19, muitos brasilienses escolheram o descanso e programações de autocuidado para os dias que, em outros tempos, seriam de folia e excessos. A estudante de arquitetura, Mayanah Souza, 21 anos, está entre os que vão integrar o bloco do sossego. Apesar de gostar das comemorações, ela pretende se dedicar mais à meditação, hábito adquirido com a pandemia.

"Eu sinto que tudo flui melhor, porque é um momento de autorreflexão em que eu posso reavaliar meus pensamentos e atitudes", conta a universitária. Para ela, os exercícios de meditação e a prática da yoga são essenciais, mesmo nos dias de festas de carnaval.

A psicóloga Ellen Vilarouca alerta que a meditação está inserida dentro de um conceito relacionado ao autocuidado, tema esse que, muitas vezes, é ignorado pelas pessoas no decorrer de suas vidas. A profissional afirma que há muito gasto de energia em programações intensas, como normalmente acontece na festa de Momo, e os foliões acabam negligenciando aspectos da saúde que requerem atenção, podendo prejudicar ainda mais a área psicológica.

"Há diminuição do sono e também má alimentação. Além do excesso no uso de bebidas alcoólicas, potencializando as chances de entrar em situações de estresse", explica.

Outra forma de comemoração muito procurada nesse período são os retiros espirituais. Com objetivos semelhantes aos da meditação, muitos priorizam o recolhimento, o silêncio e, principalmente, o autoconhecimento.

Estilo de vida

A produtora de conteúdo, Rebeca Guimarães, 23 anos, há tempos prefere mais tranquilidade no carnaval. Desde a infância, a jovem participa de retiros e acampamentos da igreja e, neste ano, não será diferente. "Existem várias formas de aproveitar. Para quem não curte as festas é uma ótima escolha ficar longe do barulho, da bagunça das comemorações carnavalescas, é um momento de reencontrar amigos, se divertir, descansar, mas também cuidar da vida espiritual", conta, entusiasmada. Rebeca ressalta que os retiros sempre ocorrem em locais afastados, próximos à natureza, o que acaba sendo um atrativo a mais.

Letícia Velasco, 22 anos, também é adepta dos retiros espirituais. A jovem conta que, depois de participar pela primeira vez, em 2015, passou a fazer parte do calendário anual. Ela frisa que é um momento de oração, mas também de alegria e de conhecer gente nova. "Nesses retiros, sempre tem muita animação, músicas e dança, então, gosto muito de participar desses momentos mais com cara de carnaval também. Além de aproveitar para conversar e conhecer outras pessoas que também se interessam pelas mesmas coisas", acrescenta.

Benefícios da pausa

Para quem é acelerado, aproveitar o feriado para aderir a práticas que normalmente são esquecidas pela correria do dia a dia pode ser uma ótima pedida. Segundo o psicólogo Emerson Vieira, é uma maneira de respirar e descansar, além de ser uma reconexão consigo mesmo. "A pessoa que quiser curtir o carnaval de uma maneira mais tradicional, viajando ou indo para a folia, precisa ter consciência dos seus limites, para que sua diversão não seja um problema no futuro", pontua.

* Estagiários sob a supervisão de Juliana Oliveira

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Rebeca Guimarães, 23, não abre mão dos retiros espirituais
    Rebeca Guimarães, 23, não abre mão dos retiros espirituais Foto: Arquivo pessoal
  • Mayanah de Souza, 21, começou a meditar na pandemia
    Mayanah de Souza, 21, começou a meditar na pandemia Foto: Aquivo pessoal

Conheça alguns benefícios da meditação

— Redução do estresse
— Autoconhecimento
— Autocuidado
— Melhora no quadro de ansiedade
— Melhora no sono
— Ajuda com dores no corpo
— Melhor condicionamento físico
— Ganho nas relações sociais

Lugares para relaxar

— Sociedade Vipassana
— Centro de Estudos Budistas Bodisatva
— Centro de Meditação Sahaja
— Arte de Viver – Meditação da Lua Cheia
— Espaço Ananda Marga
— Grupo de Meditação de Brasília.
— Parque da Cidade
— Parque de Águas Claras
— Cachoeira do Tororó
— Cachoeira da Vida

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação