Trânsito

Fiscalização multa 133 motoristas por embriaguez ao volante no DF

A operação foi realizada por agentes do Detran, DER, PMDF e PRF no Recanto das Emas, Riacho Fundo e Samambaia. Na última, um motorista tentou fugir do bloqueio montado

Correio Braziliense
postado em 26/02/2022 10:17 / atualizado em 26/02/2022 10:23
 (crédito: Divulgação/Detran-DF)
(crédito: Divulgação/Detran-DF)

Na noite desta sexta-feira (25/2), agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), da Polícia Militar (PMDF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizaram uma operação nas regiões do Recanto das Emas, Riacho Fundo e Samambaia. Durante a fiscalização, coordenada pelo Detran, 133 motoristas foram flagrados e autuados por embriaguez ao volante, sendo que três foram conduzidos à delegacia, pois os testes acusaram teor alcoólico considerado crime.

Além disso, de acordo com departamento de trânsito, os bloqueios montados nas três regiões flagraram 40 condutores inabilitados, nove com a habilitação vencida e um com o direito de dirigir suspenso. Outros 112 condutores foram autuados por infrações diversas.

As equipes também abordaram 59 veículos que não estavam licenciados e duas motos com escapamento adulterado. Durante a operação, que durou até a madrugada deste sábado (26/2), 593 veículos foram parados nos bloqueios, sendo que 48 foram removidos para o depósito do Detran. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) também participou da ação, mas não divulgou balanço, até o momento desta publicação.

Tentativas de fuga

Duas ocorrências em Samambaia chamaram a atenção, durante as fiscalizações. Por volta de 1h15 de sábado (26/2), um condutor tentou escapar de um bloqueio, mas foi parado pelos agentes próximo da estação Furnas. No veículo, segundo o Detran, havia garrafas e latas de bebidas alcoólicas. Além disso, o condutor se recusou a realizar o teste do etilômetro e foi autuado, com base no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro. A equipe que realizou a abordagem também verificou que o veículo não era licenciado e, por isso, foi removido ao depósito.

Outro motorista também tentou fugir, após ser parado em uma blitz. De acordo com informações do Detran, ele teria atropelado um agente de trânsito e colidido com uma viatura do órgão no momento da fuga.

Somente após cerca de 5km, o condutor foi alcançado pelas viaturas da PMDF e do Detran, próximo à rotatória do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), alcoolizado e com a carteira de habilitação suspensa. “O veículo foi removido ao depósito pelo conjunto de infrações que cometeu durante a evasão, entre elas, exibir manobras em via pública e retirar veículo retido de abordagem. O condutor foi conduzido à delegacia por embriaguez e dano ao patrimônio público”, destacou o Detran. Confira o vídeo do momento da abordagem:

Força Conjunta

A operação, batizada de Força Conjunta, acontece mensalmente e cada edição fica sob a coordenação de uma das instituições integrantes. Além de fiscalizar infrações de trânsito, como alcoolemia ao volante e direção perigosa, por exemplo, as operações também visam combater crimes que envolvem o uso de veículos, em especial o tráfico de drogas e entorpecentes.

O objetivo da operação, de acordo com o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran, Glauber Peixoto, é garantir mais segurança à população do DF. “Quem dirige sob efeito de álcool coloca em risco a vida de muita gente. Por isso, nossas equipes vão intensificar as fiscalizações durante todo o feriado, para coibir irregularidades de trânsito e combater crimes praticados com o uso de veículos”, ressaltou o diretor.

Com informações do Detran-DF*

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação