O PSB entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), para tentar derrubar a lei distrital promulgada nessa semana que libera o porte de armas a atiradores esportivos. A norma, de autoria do deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos), havia sido vetada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB). No entanto, o entrave acabou retirado, após votação no plenário da Câmara Legislativa (CLDF).
Na ADI, o partido destaca que esse tipo de autorização fica a cargo da Polícia Federal, concedida após demonstração de "efetiva necessidade do porte de armas por exercício de atividade profissional de risco ou de ameaça à integridade física". O texto da ação acrescenta que a CLDF "usurpou de forma flagrante a competência privativa da União para dispor sobre material bélico e direito penal".
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.