Socorro

Vídeo: homem é salvo após engasgar com pirulito na Rodoviária do Plano Piloto

Ao perceber que estava engasgado, jovem correu em direção da base móvel da polícia procurando por ajuda e foi socorrido

Arthur Ribeiro*
postado em 28/02/2022 21:10 / atualizado em 28/02/2022 21:14
Sargento salva homem que se engasgava com pirulito -  (crédito: Divulgação)
Sargento salva homem que se engasgava com pirulito - (crédito: Divulgação)

Um jovem de 21 anos foi salvo por policiais militares após se engasgar com um pirulito na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. Segundo o relato, por volta das 11h, ele correu em direção à base móvel que fica no local e conseguiu ser socorrido com a manobra de Heimlich. O Corpo de Bombeiros foi acionado para avaliar o ocorrido e o liberou sem necessidade de direcioná-lo ao hospital.

O 3º sargento Francesco Saporito Junior, responsável pelo socorro, explicou a situação. “Nós estávamos em POG, que é o patrulhamento a pé, e paramos na base móvel para beber uma água e descansar. Em seguida ele veio com as mãos para cima desesperado. Alguns policiais do lado de fora tentaram ajudar, mas não conseguiram, então peguei minha máscara e sai para realizar a manobra”, conta.

A tática em questão é a manobra de Heimlich, que consiste em segurar a pessoa por trás, com uma mão sobre a outra, e apertar na altura do estômago fazendo força para cima, enquanto deixa a cabeça do indivíduo para baixo.

Apesar da ação ter como objetivo expelir o que estiver obstruindo as vias respiratórias, o sargento conta que o jovem conseguiu engolir e depois voltar a respirar normalmente. Segundo Saporito, o engasgo se deu após o jovem tentar puxar o palito do pirulito e a goma ter descido por sua garganta.

* Estagiário sob a supervisão de Juliana Oliveira

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação