Autodidata, Gabriela Feitosa, de 21 anos, conseguiu dominar uma técnica inovadora que lhe garantiu destaque no 1º Prêmio Brasília de Artesanato. Na infância, costumava observar a mãe, uma artesã de mão cheia especializada em crochê. Rapidamente, ela aprendeu as artes manuais. Com a pandemia, o que era até então um hobby virou uma fonte de renda e uma forma de se ocupar em casa no período de isolamento social.
Sucesso nas redes sociais
"Fiquei com tédio, literalmente. Não tinha muito o que fazer em casa. Então, decidi me aprimorar no bordado", recorda Gabriela, que tinha uma rotina agitada com a faculdade de Contabilidade e o estágio. Começou a divulgar suas criações no Instagram e logo as encomendas chegaram com o sucesso do trabalho.
Pintura de agulha
Gabriela conheceu e se encantou pela pintura de agulha, técnica que dá um aspecto de pintura ao bordado, ou seja, proporciona um aspecto mais realista, com cores, nuances e sombras. "É uma técnica ainda pouco difundida no Brasil, mas que agrada as pessoas, por apresentar um resultado visual muito bonito", explica. O trabalho lhe rendeu o terceiro lugar no 1º Prêmio Brasília de Artesanato, concurso promovido em 2021 pelo Sebrae do Distrito Federal, em parceria com o BRB e a Secretaria de Turismo do DF.
Valorizar o Cerrado
A premiação ajudou a valorizar a identidade cultural do DF, evidenciando a região. O bordado de Gabriela trouxe o lobo-guará, um dos principais símbolos do cerrado. "Esse apoio do Sebrae é muito importante
para estimular nosso trabalho", destaca.
Confira as criações de Gabriela no perfil:
@sempregabrielabordados
Secretaria de Economia
responde demanda da CDL
Procurada pela coluna para dar uma posição sobre as demandas apresentadas por pequenos empresários e lideranças da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na semana passada, a Secretaria de Economia informou que :
— A exclusão da Substituição tributária das empresas do Simples, em nível nacional, depende de alteração da Lei Complementar 123/2006. E, em nível estadual, de aprovação no Confaz e de Decreto Legislativo do DF.
— Quanto ao aumento da faixa de faturamento do Simples Nacional de R$ 3,6 milhões para R$ 4,2 milhões/ano, os estados devem solicitar ao Comitê do Simples o aumento quando aberto o prazo. No entanto, a secretaria não informou se vai fazer a solicitação.
Da Procuradoria do Trabalho para a advocacia
Ronaldo Fleury recentemente encerrou a bem sucedida carreira de 28 anos no Ministério Público do Trabalho para iniciar um novo ciclo profissional. Ele, que foi Procurador Geral do Trabalho por dois mandatos (2015/17 e 2017/19), se aposentou e acabou de assumir sociedade no escritório Mauro Menezes & Advogados, com representações em Brasília, São Paulo e Salvador. "Iniciei agora meu trabalho na advocacia e escolhi continuar atuando na defesa dos direitos sociais", contou.
Pandemia faz
crescer demanda
por seguro de vida
Levantamento realizado pela MAG Seguros, seguradora especializada em vida e previdência com 187 anos de atuação no Brasil, apontou o crescimento da demanda no Distrito Federal de 29,4% nos últimos dois anos.
Goiás
na frente
O DF é o segundo estado da região Centro-Oeste com o maior crescimento na demanda de seguro de vida, ficando atrás
apenas de Goiás.
Preocupação
com a família
"A pandemia reforçou a importância que a proteção financeira tem na vida das pessoas. O crescimento na demanda de seguro mostra a preocupação delas com a proteção de suas famílias", explica Alan de Lima, superintendente
da MAG Seguros,
em Brasília.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.