Tempo /

Pancadas de chuva até domingo

Nuvens pelo Distrito Federal podem se avolumar com o calor e provocar fortes temporais, porém curtos e isolados, na parte da tarde. O tempo tende a se manter instável no fim de semana. Ventos fortes e raios são esperados

Paulo Martins* Yasmin Valois*
postado em 04/03/2022 00:01
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

O calor e a chuva permanecem no cotidiano dos brasilienses, neste mês de março, encerrando o verão. Cidades como Gama, Brazlândia, Lago Sul, Sobradinho e São Sebastião registraram pancadas rápidas e moderadas na tarde de ontem. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir um aviso de cor laranja (estado de atenção), com previsão de tempestade. Esse alerta indica chuvas intensas com  risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos. Porém as precipitações isoladas verificadas na prática foram moderadas e em nada se assemelharam às fortes chuvas, com granizo, que caiu em pontos do DF na última quarta-feira.

A instabilidade das nuvens de chuva e a variabilidade dos locais de precipitação são fatores típicos dessa época do ano. É o que explica o meteorologista do Inmet Mamedes Melo. "As nuvens podem se dissipar e se concentrar de volta, mas esse tempo tende a se manter assim até o domingo, pelo menos. Faz parte das famosas chuvas de verão", afirma.

A incerteza em relação ao tempo, interfere na rotina dos brasilienses. A ambulante Rita de Cássio, de 58 anos, vem sofrendo com os contratempos gerados pelas chuvas recorrentes que afetam diretamente suas vendas. "Eu vendo água e o movimento cai muito por conta das chuvas. Não consigo ficar andando para vender a mercadoria. Também atrapalha muito na minha locomoção, eu uso transporte público, então, geralmente acaba atrasando, o ônibus acaba saindo em um horário diferente do habitual", relata.

Em Ceilândia, a tarde de ontem se iniciou com chuvas intensas, ventos e trovões. A massoterapeuta Wene Godoy conta sobre como isso interfere em sua vida. "Eu trabalho, levo e busco minha filha na escola e mesmo tendo carro a visibilidade é muito ruim, o trânsito acaba ficando congestionado, as vias estão cheias de buracos e a cada dia que passa um novo aparece. Estou tendo muitos transtornos em todos os aspectos" conta indignada.

Para hoje, a temperatura mínima prevista é de 18°C, com máxima de 28°, com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas, acompanhadas por trovoadas também isoladas. A umidade relativa do ar varia entre 45% e 95%.

No fim de semana, a previsão é de muitas nuvens e chuva mais isolada: no sábado (5), haverá mínima de 18°C e máxima de 29°C, com a umidade variando em 45% e 90%; para domingo (6), a mínima estará em 17°C, com máxima de 29°C e a umidade entre 40% e 90%.

*Estagiários sob a supervisão de Layrce de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação