Sempre que viajamos pelo Brasil ou pelo mundo, um detalhe muito importante nos chama a atenção: a presença (ou não) de alguém que esteja sempre prontos a nos ajudar, seja nos dando uma informação, uma dica ou, em certos casos, nos acompanhando e desvendando a história, os segredos e os mistérios da cidade ou do país visitado.
Talvez, um fato imperceptível, mas os guias turísticos são imprescindíveis e indispensáveis na arte de apresentar e fazer conhecer melhor todos os lugares visitados. Ser guia é levar história, cultura, arte, folclore, tradições, usos e costumes.
Mas, para isso, é preciso que sejam habilitados, preparados, com profundo conhecimento histórico, artístico e cultural do lugar em que atuam, podendo se comunicar, com segurança, em vários idiomas. Quanto mais, melhor.
Pensando nisso, como sempre visando o turismo de qualidade no Distrito Federal, no up grade do segmento, a Secretaria de Turismo (Setur) entregou 24 carteiras profissionais a formandos do curso técnico de guia de turismo, ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Com isso, em Brasília, houve um aumento de profissionais de 269% nos últimos três meses, passando de 92 em 2019 para 340, em 2022.
A boa notícia é que o receptivo de Brasília está mais forte, depois da quinta-feira (24/2), quando, após dois anos se preparando no curso técnico do Senac, os 24 profissionais estão prontos para receber os turistas na capital do país.
Durante a cerimônia, os recém-formados assistiram a uma apresentação sobre a coleção Rotas Brasília, que aborda oito temas a serem explorados pelos turistas, com vários atrativos.
Notícia boa de dar!
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.