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Oportunidade! Reality show vai impulsionar projetos de empreendedoras do DF

O Mulheres Criativas tem o objetivo de potencializar o empreendedorismo feminino. Ao todo, 15 empresárias vão participar do programa durante cerca de um mês com prêmio de R$ 15 mil e incentivo inicial de R$ 2 mil

Pedro Marra
postado em 05/03/2022 06:00
Professoras do Reality Show Mulheres Criativas reunidas no lançamento do programa -  (crédito: Hugo Lira/Secec)
Professoras do Reality Show Mulheres Criativas reunidas no lançamento do programa - (crédito: Hugo Lira/Secec)

No mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o reality show Mulheres Criativas vem como uma oportunidade de potencializar o empreendedorismo feminino no Distrito Federal. Esse é o objetivo da iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), que lançou, ontem, o projeto. Ao todo, 15 selecionadas vão concorrer ao prêmio de R$ 15 mil durante o mês de maio, com transmissão no canal oficial do YouTube. Em parceria com a Associação Cresce DF, organização sem fins lucrativos, o reality show não terá eliminação. Inicialmente, as selecionadas recebem R$ 2 mil de uso livre e as ferramentas necessárias para o empreendimento, como material de identidade visual completo e loja virtual (e-commerce) pronto para o início das operações.

Segundo a ex-BBB Elis Nair, que será a apresentadora do reality, a intenção é que as competidoras possam aprender ferramentas para incrementar o negócio. "Eu diria para as participantes que elas comecem antes de estarem prontas, porque, às vezes, o medo dá uma limitada", aconselha. Com história de vida de superação, ela foi de empregada doméstica à empresária no DF, e orienta que as mulheres aproveitem o holofote. "É uma visibilidade com capacitação e o bônus da premiação, que é para elas investirem no próprio negócio", afirma.

Fomentado pela pasta, o projeto vai confinar as participantes em uma casa de campo no Gama. Elas farão pautas externas, com equipes de até cinco pessoas. Cada um dos grupos vai carregar no nome um ponto turístico da cidade, como o Time Catedral Metropolitana de Brasília, Time Torre de TV, Time Memorial JK, entre outros. 

Presidente da Associação Cresce DF, Eduardo Campos, explicou que as mulheres criativas vão fazer parte de um projeto em que vão receber treinamento e consultorias de acordo com o nicho de mercado que atuam. "Esse dinheiro virá em boa hora, porque o projeto, em si, tem a inclusão social da mulher, que já faz muito no mercado de trabalho", destaca.

Campos acredita que a missão do reality é capacitar mulheres que têm chance de empreender e aprender. "Paralelo a esse ambiente da casa, a transmissão do programa também possibilitará que outras mulheres, por meio da internet, recebam o mesmo conhecimento que mulheres dentro da casa vão adquirir", considera o representante da Cresce DF.

Durante a cerimônia, a subsecretária de Economia Criativa do DF, Érica Lewis, celebrou a motivação que o projeto traz. Para ela, a maioria das mulheres empreendem muito mais por necessidade do que por oportunidade. "A resiliência da mulher mostra que tem uma capacidade maior para empreender", comenta. "Isso representa não só o empoderamento do empreendedorismo feminino, mas um processo econômico propriamente dito", acrescenta Érica.

Segunda etapa

Além das 15 selecionadas para o elenco, todas as inscritas também poderão acompanhar os cursos, palestras e mentorias do programa, com emissão de certificados de participação com carga horária. O secretário-executivo de Cultura do DF, Carlos Alberto Jr., destacou a evolução do projeto. Ele diz que o reality é um segundo passo do projeto, que começou com Mulheres Hipercriativas, quando contou com professoras.

Carlos afirma que, na primeira etapa do projeto, a pasta estimulou mil inscrições, mas superaram 7 mil. "Tivemos um alcance tremendo, mas o grande sentido de tudo isso é não só a oportunização à mulher, mas fomentar, de fato, a economia criativa neste processo pandêmico que vivemos", esclarece o secretário-executivo.

Ao fim, a vencedora leva R$ 15 mil, a segunda colocada ganha R$ 6 mil e a terceira, R$ 4 mil. O time que concluir o maior número de tarefas e obtiver mais pontos também garante R$ 5 mil adicionais para desenvolver e impulsionar o negócio. Para participar, é preciso preencher a ficha de inscrição no site oficial do programa entre 3 e 20 de março. É desejável um histórico de empreendedorismo criativo, ter mais de 18 anos e comprovar a vacinação de, no mínimo, duas doses da vacina contra a covid-19.

O público poderá acompanhar no canal oficial do YouTube diariamente por cerca de um mês, das 8h às 19h, as atividades desenvolvidas ao vivo, e das 19h às 21h um resumo do dia, com atividades e convivência entre as competidoras. O prazo limite de inscrições é 20 de março de 2022, e as entrevistas com as candidatas pré-selecionadas serão realizadas entre 21 e 31 de março. O resultado final será publicado no site do evento no dia 1º de abril de 2022.

Reality Show Mulheres Criativas

Inscrições: de 3 a 20 de março

Site: www.realitymulherescriativas.com.br

Vagas: 15 selecionadas

Transmissão: Reality show Mulheres Criativas, no YouTube neste link.

 

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  • Subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, comemorou a oportunidade do reality
    Subsecretária de Economia Criativa, Érica Lewis, comemorou a oportunidade do reality Foto: Hugo Lira/Secec
  • Ex-BBB e apresentadora do Mulheres Criativas, Elis Nair
    Ex-BBB e apresentadora do Mulheres Criativas, Elis Nair Foto: Hugo Lira/Secec
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