União Brasileira de Educação Católica

Ensino está de cara nova

Correio Braziliense
postado em 05/03/2022 00:01
 (crédito: UBEC/Divulgação)
(crédito: UBEC/Divulgação)

O Novo Ensino Médio é uma realidade nas escolas brasileiras e tem como objetivo diminuir a grande evasão escolar ocasionada por um currículo educacional considerado excessivo, descontextualizado e pouco atrativo para os jovens. Para isso, as instituições de ensino tiveram de se adaptar a essa reforma, seguindo as normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e por meio de formativos que permitam aos alunos aprofundarem os estudos em áreas de interesse. Pensando nisso, o Colégio Católica de Brasília apresenta alguns diferenciais, para, além da atualização diante das mudanças, seguir trazendo diferenciais entre as empresas do ramo de educação no Brasil.

De acordo com a coordenadora nacional de educação básica da União Brasileira de Educação Católica (UBEC), Olga Cristina Rocha, a percepção dos jovens é de que a escola não está antenada com a sua visão de futuro, seus anseios e realidade e, por isso, preferem dedicar o tempo a outras coisas. "A proposta do Novo Ensino Médio é exatamente promover uma reformulação estrutural no currículo, tornando-o mais flexível, dinâmico e atraente aos estudantes, com atividades mais práticas, envolvendo vivências articuladas às demandas do tempo presente e na perspectiva de formação integral das juventudes", explica.

Um dos diferenciais da oferta do Novo Ensino Médio no Colégio Católica de Brasília é a vivência integrada e interação inicial com os docentes da Universidade Católica de Brasília. A modalidade, intitulada Propósito de Vida, tem a missão de desenvolver as competências socioemocionais, raciocínio crítico e criativo, solidariedade, empatia, respeito ao meio ambiente, educação financeira, empreendedorismo e mais. "Na perspectiva formativa do Novo Ensino Médio, o programa Propósito de Vida propõe a vivência universitária, a partir de cursos eletivos, como engenharia na prática, direito cidadania e constituição, laboratório de biotecnologia, produção audiovisual para mídias digitais, bem-vindo à bolsa de valores, entre outros. Todos ofertados em parceria com a Universidade Católica de Brasília", afirma Olga.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação