Páscoa: comércio espera aumento de 18% nas vendas em relação a 2021

Segundo pesquisas feitas pelo Instituto Fecomércio - DF, as expectativas dos comerciantes são altas às compras de celebração da Páscoa neste ano

*Eduarda Zaidan
postado em 07/03/2022 19:32
 (crédito: Carlos Vieira)
(crédito: Carlos Vieira)

As pesquisas realizadas com lojistas e consumidores do Distrito Federal, revelam que a data comemorativa será melhor em 2022 se comparada com o ano anterior. Onde houve diversas restrições na circulação dos consumidores, que foram exigidas de acordo com a pandemia pela covid-19. As expectativas estão altas, 42,91% dos comerciantes presumem vendas melhores.

Outro índice elevado indica que seis em cada 10 consumidores vão às compras e estão se planejando para presentear alguém na Páscoa, investindo mais dinheiro nas suas compras. O orçamento planejado gira em torno de R$ 149,16 em produtos, tradicionalmente ovos de páscoa e chocolates.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio do DF, José Aparecido Freire, o cenário positivo é um reflexo do avanço da vacinação. Ele afirma que o processo de retomada da economia do comércio começou quando as pessoas passaram a se vacinar e se sentiram mais seguras para sair de casa e enfrentar aglomerações.

Dentre os entrevistados que não possuem a intenção de presentear na Páscoa de 2022, destaca-se que 40,59% alegam dificuldade financeira para comprar presentes. Outros 34,71% disseram estar desempregados.

A coleta de dados para a pesquisa sobre o comércio durante a Páscoa se deu no período de 10 a 25 de fevereiro de 2022. No total foram entrevistados 513 consumidores e 501 empresas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação