Tempo /

Encerrando o verão

Na última semana da estação, Brasília será regada pelas chuvas. A instabilidade é característica do período. Ontem, os temporais causaram transtornos em diversas regiões

Rafaela Martins
postado em 14/03/2022 00:01
 (crédito: Material cedido ao correio)
(crédito: Material cedido ao correio)

E não deu outra. Quem passou pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) presenciou alagamentos e carros estacionados nas vias, pois as ruas ficaram intransitáveis, por volta das 15h30 de ontem. Além disso, carros ficaram atolados e ilhados na Estrada Parque Vicente Pires (EPVP) no momento do temporal.

Equipes do Corpo de Bombeiros do DF também atenderam uma ocorrência de queda de árvore e galhos no Parque de Águas Claras. Uma das árvores chegou a atingir uma rede elétrica próxima a Administração da região, mas, felizmente, ninguém se feriu. No Guará, uma árvore de grande porte também caiu sobre uma das faixas da via, próximo ao balão de entrada da cidade.

Temporais, semelhantes aos registrados em pontos diversos no fim de semana, estão previstos para os próximos dias. Até a chegada do outono, o padrão de instabilidade que marca o período obrigará o do brasiliense a sair de casa usando protetor solar para proteger a pele, porém, levando o guarda-chuva, o casaco para os momentos de chuva e queda de temperatura.

A instabilidade ocorre porque estamos na última semana do verão, segundo os meteorologistas. Apesar do veranico — marcado por dias de calor e sol dentro de um quadro predominantemente chuvoso. A mudança rápida do tempo é uma característica normal da estação, onde os dias são mais longos que as noites, há aumento das temperaturas, umidade elevada e chuvas mais constantes no fim da tarde e à noite.

Na manhã de ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou o alerta amarelo, informando que há possibilidades de chuvas intensas na região, com precipitações podendo ficar entre 20 e 30mm/h ou até 50mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60km/h. O aviso vale até 11h de hoje — quando será atualizado.

O Inmet alerta, ainda, para o risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Para emergências ou situações de risco, é recomendado entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros Militar do DF (193).

Os dias da última semana de verão — que vai embora em 20 de março, dando lugar ao outono — terão sol nas primeiras horas da manhã, com tempo aberto, poucas nuvens e sensação de abafamento. Mas, durante a tarde o brasiliense enfrentará chuva. De acordo com a meteorologista, Andrea Ramos, do Inmet, o tempo segue instável até quarta-feira.

"O padrão de instabilidade durante a semana vai persistir. O céu ficará com muitas nuvens e teremos momentos de pancadas de chuvas com possíveis trovoadas e rajadas de vento. A temperatura ficará em torno dos 17°C de mínima e 30°C de máxima", explica.

A umidade relativa do ar deve variar entre 95% nos horários mais úmidos, e 50% nos momentos mais secos.

(Colaborou Darcianne Diogo)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Alagamento ocasionado pela chuva deixou carros ilhados na EPTG; as ruas de Vicente Pires também ficaram intransitáveis
    Alagamento ocasionado pela chuva deixou carros ilhados na EPTG; as ruas de Vicente Pires também ficaram intransitáveis Foto: Material cedido ao Correio
  • Temporal na tarde de ontem surpreendeu pela intensidade
    Temporal na tarde de ontem surpreendeu pela intensidade Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
  • 09/03/2018. Credito: Luis Nova/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Pedestre passam por chuvas no Eixo Monumental.
    09/03/2018. Credito: Luis Nova/Esp.CB/D.A. Press. Brasil. Brasilia - DF. Pedestre passam por chuvas no Eixo Monumental. Foto: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press
  • DF terá dia ensolarado com poucas nuvens e chance de chuva
    DF terá dia ensolarado com poucas nuvens e chance de chuva Foto: Ed Alves/CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação