TEMPO

Prepare o guarda-chuva! Previsão é de mais chuvas no DF nesta segunda (14/3)

A temperatura pode chegar a 29ºC. As pancadas de chuvas devem ocorrer, principalmente, no período da tarde

Correio Braziliense
postado em 14/03/2022 08:48 / atualizado em 15/03/2022 08:09
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

Os brasilienses podem esperar mais chuvas para esta segunda-feira (14/3), após um fim de semana com pancadas e trovoadas em algumas regiões do Distrito Federal. Com muitas nuvens, o dia começou nebuloso, mas a tendência é um aumento das temperaturas na parte da manhã e tarde. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima pode chegar a 29ºC, enquanto a mínima na madrugada foi de 18ºC na região de Águas Emendadas. Devido às chuvas, a umidade relativa do ar permanece alta, variando entre 50% e 95% ao longo do dia.

Com instabilidade na região do Distrito Federal, não está descartada a possibilidade de chuvas na parte da manhã, mas a maior probabilidade é que ocorram de tarde. “Com o aquecimento e aumento das temperaturas no decorrer do período, aumenta a chance de ocorrer aquelas pancadas mais isoladas que podem vir acompanhadas com trovoadas e algumas rajadas de vento. Isso não se descarta”, destaca o meteorologista Heráclio Alves.

De acordo com o meteorologista, o tempo deve permanecer instável e com chances de chuvas ao longo da semana. “Tem chance de chuva para a semana toda, mas com essas pancadas mais intensas no período da tarde se mantém entre hoje e quarta-feira”, avalia. “É bem típico da estação ainda”, comenta Heráclio.

Estragos da chuva

Diversas regiões da capital sofreram estragos com a forte chuva na tarde deste domingo (13/3). Em locais como Vicente Pires, Águas Claras e Gama, as ruas ficaram inundadas, impossibilitando a passagem dos carros. No viaduto Israel Pinheiro, na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), os motoristas tiveram que parar os veículos e aguardar que o nível de água baixasse para passar.

Segundo dados das estações do Inmet, o maior acumulado de chuvas entre sábado e domingo foi na região do Gama, com 41 milímetros. Em seguida, foi o Plano Piloto, com 24,8 mm e o Paranoá, com 19,8 mm.

Como se proteger das fortes chuvas?

O brasiliense que está nas ruas precisa tomar cuidado. Para isso, o Correio preparou algumas dicas que podem te ajudar durante esse período chuvoso. Confira:

-Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
-Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
-Caso precise de mais informações, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação