Greve

Sem salários, terceirizados da limpeza dos hospitais públicos fazem greve

Março é o terceiro mês no qual os servidores realizam a paralisação dos serviços para reivindicar direitos. Pagamento do salário deveria ter sido feito no dia 8 de março

Yasmim Valois*
postado em 14/03/2022 17:34 / atualizado em 14/03/2022 18:54
 (crédito: Divulgação Sindiserviços-DF )
(crédito: Divulgação Sindiserviços-DF )

Os servidores terceirizados dos hospitais da Secretaria de Saúde (SES-DF) amanheceram em greve nesta segunda-feira (14/3). O salário e o vale-alimentação dos trabalhadores da área da limpeza deveria ter sido pago no dia 8 de março (quinto dia útil do mês), porém segue atrasado e isso acaba prejudicando os funcionários.

A BRA Serviços, empresa contratada pela Secretaria de Saúde (SES-DF) para prestar o serviço para todas em unidades das rede pública de saúde do DF, afirmou, em nota, que a pasta está atrasando o pagamento das suas faturas mensais. Além disso, segundo a empresa, os pagamentos do lote 08 do mês de novembro e de todos os lotes de dezembro a fevereiro de 2022 estão pendentes. A BRA diz lamentar profundamente o descaso da pasta com as suas prestadoras e com a população do Distrito Federal.

Por meio de informações dos diretores do Sindicato de Serviços do Distrito Federal (Sindiserviços-DF), a categoria profissional afirmou que só irá retornar aos postos de trabalho mediante o recebimento dos salários e do vale alimentação. Segundo Andréa Cristina da Silva, secretária geral do Sindiserviços-DF, os trabalhadores estão sendo prejudicados por mais um erro da administração pública do DF.

Resposta

Em resposta ao Correio, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) afirmou que o pagamento aos terceirizados dos hospitais será repassado à empresa responsável até terça-feira (15/3). Ainda de acordo com a pasta, a secretaria pontuou que aguarda a liberação da licitação pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para a contratação regular da empresa, "que prestará os serviços de limpeza de forma contínua, de modo que esses problemas não voltem a ocorrer", detalhou.

O Correio entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e está aguardando seu posicionamento sobre o caso.

*Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação