Tempo /

Recomeço difícil após temporais

Chuvas de verão continuam a prejudicar a rotina dos moradores de Vicente Pires, que ainda calculam prejuízos

Paulo Martins*
postado em 16/03/2022 00:01
 (crédito: Paulo Martins/Correio Braziliense)
(crédito: Paulo Martins/Correio Braziliense)

O Distrito Federal deve enfrentar fortes chuvas hoje, como os temporais que castigaram Vicente Pires no fim de semana. A previsão é de precipitações, a qualquer hora do dia, em todo o DF, com maior chance na parte da tarde.

Ontem, ainda debaixo de chuva, porém mais branda, diversas vias de Vicente Pires continuavam interditadas como consequência dos temporais. A Rua 3 foi uma das mais atingidas da cidade, o que dificultou a vida dos motoristas, devido aos buracos que surgiram no asfalto em razão do temporal e isolamentos de pistas, como em frente à Chácara 44 — isolada pelo Detran após o asfalto ceder.

Proprietária de uma floricultura próxima ao local, Viviane Fernandes, 39 anos, relata o atraso na volta para casa. "Esses transtornos me atrapalham no fim da tarde, quando fecho, por volta das 18h. Isso atrasa a minha volta para casa em aproximadamente meia hora", afirma.

Usuária de transporte público, a atendente da mesma floricultura Larissa Gomes, 17 anos, atrasou 40 minutos para chegar ao trabalho ontem. "A rota é rápida, mas o ônibus precisa ir pela calçada, por causa dessa chuva. Mesmo o trajeto a pé, da parada até aqui, fica difícil: tem que desviar de poça de água, buracos e calçadas inacabadas. O que eu normalmente percorro em cinco minutos, fiz hoje em 15, por causa dos estragos", detalha.

Dona de casa, Daniela Nunes Correa, 38 anos, afirma que os alagamentos ainda são problema para quem tem que buscar e levar os filhos à escola. "Essas chuvas derrubaram muitas coisas: tem uma árvore caída em frente à escola onde minha filha estuda", relata. A Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires, onde estuda a garota, fica a menos de 100m de distância da administração regional da cidade.

Para os próximos dias, a situação tende a se manter, informa o meteorologista Olívio Bahia, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). "O alerta laranja pode seguir com essa atmosfera instável: chuvas podem ir e voltar no Entorno e Plano Piloto a todo tempo. Essa situação deve se normalizar em maio", explica.

A temperatura mínima é de 19°C, com máximas previstas para 28°C. A umidade relativa do ar pode variar entre 50% e 95%.

*Estagiário sob a supervisão
de Layrce de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Buraco e transtornos na Rua 5, em Vicente Pires. Motoristas sofrem com os buracos e com os alagamentos nas vias da cidade
    Buraco e transtornos na Rua 5, em Vicente Pires. Motoristas sofrem com os buracos e com os alagamentos nas vias da cidade Foto: Paulo Martins/Correio Braziliense
  • Bloqueio à erosão no asfalto na altura da Chácara 44, Rua 3, de Vicente Pires
    Bloqueio à erosão no asfalto na altura da Chácara 44, Rua 3, de Vicente Pires Foto: Paulo Martins/Correio Braziliense
  • Árvore de pequeno porte caída na Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires, a menos de 100 metros da administração regional da cidade.
    Árvore de pequeno porte caída na Escola Classe Colônia Agrícola Vicente Pires, a menos de 100 metros da administração regional da cidade. Foto: Paulo Martins/Correio Braziliense
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação