Cândido Portinari na Embaixada da Itália

Correio Braziliense
postado em 16/03/2022 00:01
 (crédito:  Crédito:Aureliza Corrêa)
(crédito: Crédito:Aureliza Corrêa)

Uma noite memorável, plena de beleza e muita arte, foi o que o embaixador da Itália, Francesco Azzarello, proporcionou a um grupo de convidados, que se reuniu no imponente Salão Nervi, para ouvir o filho do artista, João Cândido Portinari.

Através dos anos, ele fez um trabalho primoroso de resgate da memória artística do pai e também da vida do artista, dando a essa obra o nome que ficará para as próximas gerações: Portinari Ilustrador.

Com emoção visível e sentida por toda a plateia, João Cândido sensibilizou a todos com uma história que, para muitos dos presentes, fez parte do dia a dia. Foi na Igreja da Pampulha que aprendeu a apreciar o trabalho de Portinari.

Encerrada a palestra, todos puderam visitar a exposição das gravuras expostas por todo o grande salão e receber de presente um livro que retrata todo o trabalho do pai de João Cândido Portinari.

Boa música para um dia importante / Desde que o Teatro Nacional Claudio Santoro ficou interditado, deixando uma lacuna cultural sem precedentes no Distrito Federal, os brasilienses têm a possibilidade de continuar cultivando o seu gosto pela música clássica graças à paixão e ao esforço do maestro Claudio Cohen, no comando da Orquestra Sinfônica. Ela precisa estar sempre em atividade, ensaiando e aprimorando seu repertório. Por isso, há anos, todas as terças-feiras, o Cine Brasília "adotou" a orquestra e acolhe um público seleto e interessado em ouvir e aplaudir o trabalho dos músicos. O Dia Internacional da Mulher foi comemorado em grande estilo, com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresentando um belíssimo concerto no Cine Brasília, com Leonora, da Ópera Fidelio, de Beethoven; Carmen, da Ópera de Bizet, com regência do Maestro Cláudio Cohen. Depois foi exibido o documentário Dulcina de Morais, de Glória Teixeira. Como sempre, os Concertos da Temporada 2022 da OSTNCS estão suprindo essa carência cultural que se arrasta há anos...

Quando só se ouve falar de guerra, mortes entre irmãos e uma distancia abissal da paz entre os povos, eis que a gente encontra uma foto dessas, onde três amigas se misturam cheias de saudade daquela que viajou para bem longe e o abraço ficou adiado por um bom tempo. Foi o caso de Kátia Piva, Valdete Drummond e a embaixatriz do Gabão, Julie-Pascale Moudouté-Bell (foto). A linda africana mais abrasileirada do planeta.

Mulher de um dinamismo ímpar, que circula entre as principais entidades sociais de Brasília, como o Clube Internacional e o Soroptimista, Maria José Santana (foto) sabe se dividir muito bem entre a família e as campanhas de cunho social. Na segunda-feira (7), ela sorveu atentamente os ensinamentos sobre Saúde Emocional - Desafio Diário, que a dra. Luciana Avelar transmitiu durante evento organizado pelo Grupo Mulheres de Brasília.

A professora Rita Márcia Machado é uma excelente "caçadora" de coisas bonitas e deliciosas. Descobre, aqui e ali, tudo o que poderá transformar qualquer evento em algo diferenciado, gostoso e bonito. Foi o caso da cake designer Márcia Montenegro, como os bombons que desenvolveu com a marca Mulheres de Brasília, que Rita mostra para Maria José Miotto e a filha Janaína, que ficaram encantadas.

Quem consegue resistir ao sorriso de um bebê, que não regateia mostrar as suas covinhas, em gargalhada cujo som a gente não esquece jamais? Foi o que o pequeno e sedutor Gustavo fez com a vovó Mônica Cortopassi Cruz. (Foto)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  15/03/2022-Crédito:Fernando Ouriques- Fotos da coluna 360 Graus- O vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, Manlio Di Stefano e a artista plástica Irany Poubel
    15/03/2022-Crédito:Fernando Ouriques- Fotos da coluna 360 Graus- O vice-ministro das Relações Exteriores da Itália, Manlio Di Stefano e a artista plástica Irany Poubel Foto: Crédito:Fernando Ouriques
  •  15/03/2022-Fotos da coluna 360 Graus- Maria José Miotto e a filha Janaína, com Rita Márcia Machado
    15/03/2022-Fotos da coluna 360 Graus- Maria José Miotto e a filha Janaína, com Rita Márcia Machado Foto: Aureliza Corrêa
  •  15/03/2022-Fotos da coluna 360 Graus-O netinho Gustavo todo sorridente com a vovó Mônica Cru
    15/03/2022-Fotos da coluna 360 Graus-O netinho Gustavo todo sorridente com a vovó Mônica Cru Foto: Arquivo Pessoal
  •  15/03/2022-Fotos da coluna 360 Graus- Marco Meneguetti, Fabiane e Claudio Cohen e Rosangela Meneguetti
    15/03/2022-Fotos da coluna 360 Graus- Marco Meneguetti, Fabiane e Claudio Cohen e Rosangela Meneguetti Foto: Aureliza Corrêa/Divulgação
  • João Cãndido Portinari
    João Cãndido Portinari Foto: PAULO VICTOR LAGO
  • O anfitrião e João Cândido, com Sandra Costa e Janete Vaz
    O anfitrião e João Cândido, com Sandra Costa e Janete Vaz Foto: PAULO VICTOR LAGO
  • Embaixador Francesco Azzarello
    Embaixador Francesco Azzarello Foto: PAULO VICTOR LAGO

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação