Seguindo a alta acumulada da inflação no último ano, o segmento pode sofrer reajuste numa média de até 12%. O anúncio vai ocorrer no final de março. E os novos preços dos remédios passarão a valer a partir de 1 de abril. Essa definição é de responsabilidade da Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial que tem participação da Anvisa. Se confirmado, será o maior reajuste da década no país.
Aumentos diferenciados
Cerca de 10 mil medicamentos estão na lista oficial. Mas o aumento não será linear. Ele poderá variar de um item para o outro. Os de baixa concorrência tendem a ter menor reajuste, pois a CMED atua para coibir abuso de preço. E os de alta concorrência, como os genéricos, podem sofrer maior alteração, por terem mais liberdade de regulação no mercado. Então, de maneira geral, a variação poderá ser de 2 % a 20% .
Luos é adiada por
excesso de emendas
A votação do projeto da nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), prevista para ontem na Câmara Legislativa, foi adiada para a próxima terça-feira. O motivo foi a grande quantidade de emendas apresentadas, de última hora, pelos deputados distritais em plenário. O que surpreendeu alguns setores, já que o projeto está há um ano e meio na Casa. Para que as comissões tenham mais tempo de analisar as propostas de alteração no texto, o presidente da Câmara, Rafael Prudente (MDB), decidiu transferir a votação.
Prazo até sexta
Prudente estabeleceu prazo de até sexta-feira para apresentação de emendas. E que as comissões trabalhem até terça-feira, antes de votação, para agilizar o trabalho.
Mais segurança ao processo
O secretário de Desenvolvimento Urbano do DF, Mateus Oliveira, estava na Câmara ontem acompanhando as discussões e concordou com a decisão de adiamento. "Isso garante mais tranquilidade e segurança ao processo ", disse.
Arquitetos e advogados versus moradores
Um dos pontos polêmicos da nova versão da Luos é a ampliação de atividades profissionais na área residencial dos Lagos Sul e Norte, como a permitida aos escritórios de advocacia. Estes asseguraram o direito de permanência. Os arquitetos pleiteam o mesmo benefício. Os conselhos comunitários não concordam com receio de gerar maior movimento de carros e pessoas nas ruas residenciais.
Ucranianas sofrem
impacto econômico
A desigualdade de gênero piora em momentos como o do atual choque causado pela guerra no Leste Europeu. "O impacto será maior para as mulheres. Por exemplo, nos setores agrícolas ucranianos com uso intensivo de mão de obra feminina com baixa remuneração". Esse foi o alerta da secretária executiva da Câmara de Comércio Exterior, Ana Repezza, uma das palestrantes do 2º Encontro Nacional de Mulheres no Comércio Exterior (Emex).
Rede de apoio
Segundo Repezza, empresas dos países que estão integradas ao comércio internacional formam uma rede de apoio às mulheres. "Contratam e pagam melhor, além de oferecer mais cargos de lideranças." O evento on-line foi realizado ontem pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) em parceria com o Hub Mulheres no Comex.
Feira do Livro no
Complexo Cultural
A Feira do Livro de Brasília, um dos maiores eventos literários do país, está de volta em novo formato. A apresentação oficial do projeto acontece em solenidade dia 21 de março na Câmara Legislativa. A Feira comemora 40 anos e será realizada de 27 de maio a 5 de junho em formato presencial e on-line. Será montada uma estrutura de 2 mil metros no Complexo Cultural da República.
O Quadradinho
O tema deste ano será "O Quadradinho, o Quadrinho e a Leitura… Sempre em Frente", que propõe um olhar amoroso sobre "o ser brasiliense", ao mesmo tempo em que despertará o sentimento esperançoso em meio ao enfrentamento da pandemia. As Histórias em Quadrinho terão espaço especial na FeLiB, assim como a expressão artística local.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.