As escalas de Brasília

Correio Braziliense
postado em 16/03/2022 00:01

Segundo definições do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Cartilha de Preservação Brasília

Escala Monumental

Configura-se ao longo do eixo homônimo e é onde se concentram as principais atividades administrativas federais e locais, confere à cidade o caráter de capital. Reservada para os prédios públicos mais importantes da República, os Ministérios, o Congresso Nacional, o Poder Judiciário e a sede do governo.

Escala Residencial

Tem como espinha dorsal o Eixo Rodoviário, ao longo do qual estão localizadas as unidades de vizinhança, com superquadras que reinventam a forma de morar, já que além dos blocos de pilotis, há áreas destinadas a escolas, clubes, bibliotecas, igrejas e outros equipamentos urbanos. Os blocos de moradia se assentam sobre pilotis e amplos espaços gramados e cujo objetivo dessa disposição é dar ao morador e àqueles que ali transitam, uma sensação de liberdade de movimentos entremeada pela visão de áreas ajardinadas cheias de árvores e de folhagens de menor porte para amenizar o clima seco do cerrado.

Escala Gregária

Localizada no cruzamento dos dois eixos, confunde-se com o centro da cidade, onde se situam os setores bancário, hoteleiro, comercial e de diversões. Além da própria Rodoviária, a qual congrega grande quantidade de pessoas para trabalho e lazer.

Escala Bucólica

Se faz sentir na passagem, sem transição, do ocupado para o não-ocupado. Em lugar de muralhas, a cidade se propôs delimitada por áreas livres arborizadas. Permeando as outras três e se tornando mais presente na orla do Lago Paranoá, é formada pelas áreas livres e arborizadas, conferindo a Brasília o caráter de cidade-parque.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação