Previsão do tempo

Com máxima de 30ºC, DF tem previsão de chuvas à tarde

Alta umidade e elevação das temperaturas aumentam as chances de pancadas de chuvas na capital nesta quarta-feira (16/3)

Júlia Eleutério
postado em 16/03/2022 10:14 / atualizado em 16/03/2022 10:15
Chuvas devem continuar a cair sobre o DF nesta quarta-feira -  (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
Chuvas devem continuar a cair sobre o DF nesta quarta-feira - (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

Conforme visto nos últimos dias, os brasilienses podem esperar por mais chuvas para esta quarta-feira (16/3). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia terá muitas nuvens com chances de pancadas de chuvas isoladas. Além disso, o dia promete ser quente. A temperatura máxima pode chegar a 30ºC no Distrito Federal, atingindo a umidade mínima de 40% no período da tarde e máxima de 95% pela manhã.

O meteorologista do Inmet Cleber Souza alerta para as maiores chances de pancadas de chuvas para o período da tarde. “Continua como nos últimos dias com muitas nuvens pela manhã e, devido ao aquecimento que tem ao longo da manhã, as chuvas devem ocorrer a partir da tarde ou à noite”, pontuou Cleber.

As recentes chuvas são normais para a época do ano, de acordo com o meteorologista. “Essas chuvas do verão são devido ao aquecimento e à alta umidade, formando essas nuvens que provocam essas pancadas de chuvas que ocorrem no DF”, destacou Cleber, ressaltando a intensidade típica das chuvas de verão como de moderada a forte.

No Plano Piloto, a temperatura ficará em torno de 27ºC. A mínima no centro da capital e nas demais regiões do DF registrada foi de 18ºC. A umidade relativa do ar ficou em 95% durante a madrugada.

Nos últimos dias, o Inmet emitiu alertas de cores laranja e amarelo para os riscos de chuvas intensas na capital. As chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e os ventos intensos de 30 a 100 km/h podem resultar no corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Em casos de chuva, como se proteger?

O brasiliense que está nas ruas precisa tomar cuidado. Para isso, o Correio preparou algumas dicas que podem ajudar durante esse período chuvoso. Confira:

-Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
-Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
-Caso precise de mais informações, acione a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação