CB.Saúde

"Temos perdido o sentido de coletividade", comenta psicóloga

Psicóloga e diretora de Atenção à Saúde da Universidade de Brasília, Larissa Polejack foi a entrevistada do CB. Saúde nesta quinta. Saúde mental na pandemia foi um dos temas tratados no programa

Correio Braziliense
postado em 17/03/2022 16:11 / atualizado em 17/03/2022 16:13
Psicóloga acredita que saúde metal deveria ser tratada com mais empenho pelo Estado -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Psicóloga acredita que saúde metal deveria ser tratada com mais empenho pelo Estado - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O CB.Saúde desta quinta-feira (17/3) recebeu Larissa Polejack, psicóloga e diretora de Atenção à Saúde da Universidade de Brasília, que falou sobre a importância da saúde mental no cenário da pandemia. Em entrevista ao programa do Correio Braziliense, em parceria com a TV Brasília, a psicóloga abordou a relevância do assunto em diversas frentes, como entre as crianças, no ambiente profissional e na forma de lidar com o luto.

A entrevistada afirmou que é necessário priorizar a saúde mental como uma pauta importante, em especial durante a pandemia, momento que ainda tem forte impacto na sociedade. Somado ao fato, Polejack acrescenta que será preciso fazer mais pesquisas para acompanhar os impactos que a crise sanitária da covid-19 teve e está tendo na saúde mental das pessoas. Para a psicóloga, há muitas evidências de que a pandemia agravou o cenário.

Entrevistada pela jornalista Carmen Souza, a diretora falou sobre o cuidado que deve ser tomado com os profissionais de saúde, que lidam diretamente com os efeitos gerais do vírus, e não só da contaminação. Segundo a psicóloga, pesquisas apontam no crescimento de depressão, ansiedade, uso de substâncias psicoativas e dificuldades de sono entre os que atuam na área. Dessa forma, ela reforça que deveria haver mais carinho e cuidado por parte do governo com a saúde mental dos profissionais de saúde, para que o esgotamento psicológico seja evitado.

Larissa também falou sobre como lidar com o fato de que o país teve mais de 650 mil vítimas de covid-19. “É muito importante a gente reconhecer que o luto é uma questão que está presente no nosso dia a dia. É muito importante que a gente fale desse luto, que se reconheça que estamos vivendo um luto coletivo. Depois de tantas mil mortes, não tem como a gente fechar os olhos para isso. É muito importante que nas ações de cuidado em saúde mental, o luto seja visto como um problema atual. Não é uma questão individual, não é um problema seu, é um problema de saúde pública. Nós todos estamos expostos a isso, a maioria de nós perdeu alguém ou conhece alguém que se foi, então é muito importante que a gente olhe e cuide disso”, completou.

Polejack dina falou de temas como a importância do uso de máscara e disse acreditar que a decisão por liberar a obrigatoriedade deverá ser revista em pouco tempo. Durante os trinta minutos de entrevista, a psicóloga também falou sobre a falta de ações preventivas quanto a saúde mental por parte do governo, o impacto nas crianças que estão voltando para as escolas, a importância de procurar ajuda e outros temas.

Confira o programa na íntegra:

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação