História

Iphan descarta existência de fósseis pré-históricos em Planaltina

Em análise, a superintendência do instituto descartou a existência de vestígio arqueológico provocado por comunidades pré-históricas em materiais encontrados por professor, em Planaltina

Pablo Giovanni*
postado em 18/03/2022 15:23 / atualizado em 18/03/2022 15:23
Materiais semelhantes a fósseis encontrados por professor em Planaltina não são pré-históricos, diz Iphan -  (crédito: material cedido ao Correio)
Materiais semelhantes a fósseis encontrados por professor em Planaltina não são pré-históricos, diz Iphan - (crédito: material cedido ao Correio)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) descartou a possibilidade da existência de objetos arqueológicos e fósseis pré-históricos encontrados na zona rural de Planaltina. De acordo com o instituto, o material coletado pelo professor Adeilton Oliveira, 48 anos, especializado em educação patrimonial, não pode ser considerado vestígio arqueológico de comunidades pré-históricas.

Segundo o instituto, após uma vistoria técnica na área do Parque Ambiental Colégio Agrícola de Planaltina, em 11 de março, a superintendência do Iphan encontrou uma região “muito impactada por trânsito de ciclistas que a utilizam para prática de esportes ao ar livre”. Para o Iphan, como a área é muito afetada por atividades de motocross, mountain bike e incêndios, há tendência de “lascamentos nas rochas que compõem o solo”, o que pode torná-la semelhante a um material arqueológico.

“Não identificamos nenhum vestígio de lascamento causado por atividades humana pré-histórica no local, ou seja, rochas com vestígios de lascamento (bulbo, contra-bulbo, plano de percussão, blocos de extração, núcleos, lascas). Considerando a ausência de contexto arqueológico e a característica do material coletado, essas peças não podem ser consideradas como vestígio arqueológico”, afirmou o Iphan, em nota encaminhada ao Correio.

Ainda de acordo com o instituto, algumas peças de material polido extraídas pelo professor Adeilton Oliveira — coordenador do Núcleo de Arqueologia da Universidade de Brasília (UnB) — de outra região serão visitadas futuramente pela superintendência do órgão, em julho ou agosto. O instituto solicitou ao professor que, caso ele encontre peças arqueológicas, deixe o material no local. Apenas pesquisadores e pessoas especializadas aprovadas pelo Iphan podem classificar uma área como sítio arqueológico.

Pesquisas

O professor diz que continuará as pesquisas na região, mas elas serão voltadas para as artes, área na qual ele é especializado. O professor, em questionamento ao Iphan, esclareceu que não usa a área para coletar pedras. “Eles colocaram algumas informações inverídicas no relatório e, no final, me deram um puxão de orelha. Eu só coletei alguns artefatos porque eles poderiam se perder nas trilhas”, disse.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação