Investigação

Detento fica com ferida exposta ao levar tiro de borracha por policial no Entorno

Em vídeo, o preso detalhou a situação. O caso chegou ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), que abriu uma investigação

Darcianne Diogo
postado em 18/03/2022 22:53
Detento relatou a situação em um vídeo e em áudio enviado a um grupo -  (crédito: Material cedido ao Correio)
Detento relatou a situação em um vídeo e em áudio enviado a um grupo - (crédito: Material cedido ao Correio)

Um interno da Unidade Prisional Regional de Valparaíso de Goiás ficou com ferimentos expostos na costela após ser atingido com bala de borracha disparada por um policial penal. O caso chegou ao Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), que abriu uma investigação. Em nota, a Diretoria Geral de Administração Penitenciária (Dgap) esclareceu que o preso havia se envolvido em uma briga na cela.

Em vídeo, o preso detalhou a situação. Segundo ele, em 4 de março, houve uma confusão na cela onde estava alocado após os detentos não aceitarem a presença de um outro apenado. “O agente penal insistiu em colocar o preso na cela e os outros começaram a bater nele. Eu estava na minha, quando os policiais chegaram efetuando os tiros, sendo que a briga já estava apartada”, disse.

O preso relata que um dos tiros de borracha acertou a costela dele. Minutos depois, um segundo policial compareceu à cela e perguntou quem havia sido atingido. “Levantei a mão, mas eu disse que não estava envolvido na briga. Levaram a gente para o castigo. Não quiseram ouvir a gente, simplesmente nos colocaram no P0 (Pátio do castigo), tiraram a TV e quebraram o ventilador na cabeça dos internos”, detalhou.

Investigação


Ao Correio, a Dgap deu uma outra versão do caso. Segundo a diretoria, na data do fato, o detento mencionado cumpria pena por crimes relacionados à integridade física e moral das pessoas. “Ele se envolveu em uma briga generalizada entre detentos de uma das celas do local, subvertendo a ordem e disciplina do presídio. Neste momento, servidores penitenciários precisaram intervir para evitar possíveis mortes”, justificou.

A Dgap abriu procedimento administrativo interno para averiguação do fato e aplicação das sanções disciplinares aos detentos envolvidos na ação. O órgão afirmou, ainda, que os presos feridos durante a briga receberam o atendimento médico na enfermaria, localizada dentro da unidade prisional e seguem sem risco de morte.

Procurado pelo Correio, o presidente da Comissão de Segurança Pública, Sistema Prisional e Política Criminal, da Subseção da OAB-GO de Valparaíso de Goiás e Novo Gama, Suenilson Saulnier de Pierrelevée Sá, afirmou que, ao saber dos fatos, vai tentar o mais rápido possível junto à Comissão de Direitos Humanos da Subseção uma vistoria na Unidade Prisional. “Queremos apurar a veracidade dos fatos, os quais desconhecíamos até esse momento. Somente depois disso, poderemos nos posicionar efetivamente”, disse.

O MPGO soube da situação nesta quinta-feira (17/3) e abriu uma investigação.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação