Nome do PT que disputará vaga ao Buriti sai nesta semana

Correio Braziliense
postado em 20/03/2022 00:01

A indefinição sobre o nome que representará o PT na disputa pela vaga ao Palácio do Buriti deve chegar ao fim nesta semana. O diretório nacional partidário fará uma reunião para votar a resolução que dará a palavra final sobre o método de composição e o calendário para formação das chapas nas unidades federativas. A orientação levará em conta negociações com as outras legendas que compõem a federação (PV e PCdoB), bem como a situação das siglas e a força dos pré-candidatos dos 26 estados e do DF.

Reunião após reunião

A comissão executiva regional divulgou uma resolução em que, de maneira categórica, destaca a necessidade de haver urgência na escolha do nome. Depois de receber os direcionamentos da cúpula da sigla, o diretório do partido no DF terá um encontro, marcado para o próximo sábado, no qual se posicionará quanto à "indicação de um nome que represente o PT-DF como candidato ou candidata ao Governo do Distrito Federal". A decisão será entre Rosilene Corrêa, diretora do Sindicato dos Professores do DF, e o ex-deputado federal Geraldo Magela.

Pressões internas

Filiados ao PT-DF têm pressionado por um parecer há algum tempo, especialmente devido ao andamento das pré-candidaturas da oposição e ao prazo-limite para trocas de siglas pela janela partidária, que termina em 1º de abril. Além disso, há um sentimento de que a falta do nome petista esteja prejudicando debates francos e diretos com outros postulantes à chefia do Buriti. Por enquanto, a expectativa é de que, se não houver acordo entre quem assumirá a dianteira nessa corrida, o bater do martelo ficará a cargo do diretório nacional.

PSB relança pré-candidata trans à Câmara dos Deputados

A assistente social Paula Benett (PSB) anunciou que disputará novamente uma vaga na Câmara dos Deputados. Com a meta de ser a primeira trans eleita pelo Distrito Federal para o cargo, a pré-candidata retoma os planos quatro anos depois de deixar a concorrência por decisão do partido, devido às vagas que restaram após as coligações de 2018. À época, a ativista teve de abrir mão do percurso rumo ao Congresso Nacional para se lançar à Câmara Legislativa, conseguindo 0,09% dos votos válidos (1.259).

Sem ressentimentos

Apesar das mudanças determinadas pelo partido na ocasião — e até com chamados para mudar de sigla —, Paula optou por permanecer no PSB. No ano passado, recebeu um pedido de desculpas e um convite para concorrer novamente a federal, desta vez, para valer. A pré-candidata considera que, independentemente do resultado, o mais importante será levar os planos até o fim. "Pela importância dela e pelo que houve em 2018, minha pré-candidatura está garantida, o que já é uma grande vitória", disse à coluna.

Associações de militares do DF repudiam falas de Luís Miranda

Um vídeo divulgado pelo deputado federal Luís Miranda (Republicanos-DF) recebeu duras críticas do Fórum das Associações Representativas dos Policiais Militares e Bombeiros Militares, nesta semana. O grupo, formado por 11 entidades, publicou uma nota de repúdio em que nega as acusações feitas pelo parlamentar sobre supostos casos de corrupção na Caixa Beneficente da PMDF (Cabe). O documento se divide entre reprimendas à atuação do deputado durante a tramitação da medida provisória que garantiu o reajuste às forças de segurança do DF, em 2020, e comentários enaltecendo o trabalho do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) no mesmo processo. Por fim, o texto sai em defesa da presidente da Cabe, coronel Maria Costa, a quem Miranda ameaçou "ferrar e enquadrar".

Reforço na busca por desaparecidos

A procura por pessoas desaparecidas passa a contar com uma plataforma que pode reforçar os trabalhos das autoridades. A Polícia Rodoviária Federal lançou o Sinal Desaparecidos (desaparecidos.prf.gov.br),
site que permite informar o sumiço de alguém conhecido, com imediata notificação das equipes de agentes que atuam em um raio de até 500km do local da ocorrência. Também é possível comunicar a corporação sobre o caso pelo telefone 191. Os dois sistemas de atendimento funcionam 24 horas por dia. Mesmo assim, não dispensam registro de boletim na Polícia Civil.

Juízes do TRT-10 lançam livro
para concurseiros e graduandos

Com foco nas demandas de estudantes universitários e concurseiros, Noemia Porto e Ricardo Lourenço Filho, integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10/DF-TO) lançaram, neste mês, o livro Direito individual do trabalho. Com uma proposta de estudo simplificado, a obra aborda temas como contrato e jornada laboral, salário, remuneração, terceirização e relação de emprego. Os exemplares estão disponíveis em versão física ou digital, pelo site do Grupo Gen.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação