Covid-19

Transmissão sobe para 0,66

Aumento do índice por três dias seguidos, depois de 12 em queda, demonstra tendência de possível crescimento da covid, no DF. A Secretaria de Saúde notificou mais 304 infecções nas últimas 24h, 54 a mais que na terça-feira

Arthur de Souza Rafaela Martins
postado em 24/03/2022 00:01
Crescimento da taxa de transmissão está no terceiro dia seguido -  (crédito: Sajjad HUSSAIN / AFP)
Crescimento da taxa de transmissão está no terceiro dia seguido - (crédito: Sajjad HUSSAIN / AFP)

A taxa de transmissão do novo coronavírus subiu pelo terceiro dia seguido e chegou a 0,66 no Distrito Federal. As informações foram confirmadas por meio do Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), na tarde de ontem. O número revela que um grupo de 100 pessoas infectadas podem passar a doença para outras 66.

São três dias de crescimento na taxa, que anteriormente apresentava queda. Até ontem, o índice era de 0,63. Na segunda-feira, era de 0,59. Quando a taxa de transmissão está abaixo de 1, é considerada indicativo de controle da pandemia, de acordo com os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O boletim mais recente também notificou quatro mortes em decorrência da covid-19. Destas, duas eram do sexo feminino e duas do sexo masculino. Uma pessoa residia no Amapá. Desde o início da contagem de vítimas na capital do país, 11.566 pessoas perderam a batalha para o vírus.

Nas últimas 24 horas, 304 novos casos positivos para covid-19 foram registrados — 54 a mais que na última terça. Assim, o total de contaminados na capital federal chegou a 690.717. Já na média móvel de infecções, o número está em 298, uma queda de 62% em relação a 14 dias atrás. Na comparação com o cálculo de duas semanas anteriores, a média móvel de óbitos está 6,8, 44% menor.

Sequelas

Em 5 de março, o Distrito Federal completou dois anos do primeiro diagnóstico positivo. Desde então, incertezas, angústias e consequências psicológicas e físicas cercam os brasilienses. Esse é o caso da manicure Luciana Macedo, 38 anos, que contraiu a doença em janeiro e ainda sofre com as sequelas.

"Meu primeiro sintoma foi dor na garganta. Depois, muita dor na coluna. Decidi fazer o teste e descobri que estava com a doença. Pós covid, tive dores de cabeça frequentes que permaneceram por 20 dias. Até hoje, eu sofro com a perda de memória. Esqueço nomes, coisas que eu tenho para fazer, esse tipo de coisa", conta a moradora do Riacho Fundo I.

A infectologista do Hospital de Brasília Ana Helena Germoglio, confirma que já existem mais de cinquenta efeitos pós-covid comprovados, que se desenvolvem em cerca de 80% dos pacientes que têm o vírus.

"Geralmente lembramos da parte pulmonar ou da famosa miocardite. Mas existem a perda de olfato e paladar, a perda de cabelo, alteração das unhas, da pele, intestinal e até renal", explica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação