Medidas em análise

ARTHUR DE SOUZA CARLOS SILVA*
postado em 24/03/2022 00:01

A violência em São Sebastião não ficou restrita ao Centro de Ensino Fundamental do Bosque. No Centro Educacional (CED) São Francisco, uma estudante foi ameaçada com uma arma de fogo apontada para a cabeça, durante uma discussão com outra jovem. A confusão ocorreu na terça-feira, em frente ao colégio. Por meio de vídeo que circulou nas mídias sociais, a Polícia Militar conseguiu identificar a acusada, mas não divulgou a identidade dela. A corporação informou apenas tratar-se de uma adulta com registros de antecedentes criminais.

Dono de um estabelecimento comercial próximo ao CED São Francisco, Gilvan Ferreira Lima, 48 anos, soube da confusão e disse que situações como essa são recorrentes na área. "Na hora do tumulto, fiquei atrás da vitrine e acabei escutando. Acho um absurdo isso acontecer em frente ao colégio. Deveria ter mais policiamento, para inibir esse tipo de ação", reclama.

Valdir Neres, 51, mora há três meses em frente à escola e comenta que presenciou dois casos de violência na instituição de ensino. O mais recente foi uma briga entre alunos. "A segurança é precária. A polícia aparece de vez em quando, em casos pontuais, e some. Só um guarda de cassetete não é suficiente. Poderia ter revistas diárias nos portões, para evitar que alguém entre armado, por exemplo", sugere o mototaxista.

Ontem, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, teve uma reunião extraordinária com os 14 coordenadores regionais de ensino da rede pública do DF, para tratar dos casos de violência nas escolas. No encontro a portas fechadas, os gestores discutiram a adoção de medidas para um plano emergencial, montado com outras pastas. "Além da Segurança (Pública), traremos a Saúde e a Juventude para discutirmos um plano comum e darmos a resposta que a sociedade precisa: segurança e cultura de paz nas escolas", frisa.

Hélvia acrescentou que teve uma conversa com o secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo. O chefe da pasta disse que analisará as escolas com mais casos de violência e reforçará as rondas em áreas próximas a elas. Em relação ao adolescente de 17 anos esfaqueado na sexta-feira, no Centro de Ensino nº 3 de Ceilândia, a gestora informou que o jovem está na UTI. "Ele foi transferido para o Hospital Regional de Santa Maria. Nossa torcida é para que ele se recupere logo", completa.

* Estagiários sob a supervisão
de Jéssica Eufrásio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE