Ibaneis e a pauta positiva

Correio Braziliense
postado em 25/03/2022 00:01
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O governador Ibaneis Rocha (MDB) está participando de uma agenda positiva que marca pontos na campanha à reeleição. No principal compromisso de ontem, ele anunciou reajuste e a equiparação em R$ 2,3 mil do auxílio transporte pago às carreiras que realizam atividades de fiscalização e autuação externa. O aumento chega a ser superior a 200%, em algumas funções, como a de fiscais do Procon, que recebem cerca de R$ 800 por mês para se locomover pelas regiões administrativas. No início da semana, foi o reajuste do subsídio dos conselheiros tutelares. E muitas obras. Lançamentos, visitas e inaugurações. Agora ele aguarda os bons resultados da privatização da CEB.

Leila estuda convite do PDT para
concorrer como governadora ou vice

O próximo passo das definições políticas para as eleições deve sair de uma decisão da senadora Leila Barros (DF). Ela deve se filiar ao PDT para concorrer ao governo. Está em fase de ajustes na montagem da composição do partido. Se o projeto vingar, ela tem quatro caminhos em relação ao aliado José Antônio Reguffe: concorrer ao Buriti em outra frente e deixar uma possível aliança para o segundo turno, se houver; fazer uma composição agora sendo cabeça de chapa de forma que ele seja candidato ao Senado; ou integrar o grupo liderado pelo União Brasil como vice de Reguffe. Outra possibilidade seria simplesmente apoiar Reguffe com a indicação de um nome para a vice. Neste caso, seria Joe Valle. Só o tempo e os arranjos políticos darão o tom.

Protagonismo

Leila Barros tem conversado há meses com Reguffe. São amigos e aliados. Dificilmente seguirão em caminhos distintos. Mas a senadora já demonstrou que quer participar do jogo político com protagonismo.

Festa para Reguffe

O União Brasil prepara uma festa de filiação para José Antônio Reguffe que deve ocorrer na próxima semana. No ato,
o senador deverá ser anunciado como
pré-candidato ao Palácio do Buriti.

Ganhos e perdas

O PDT deverá receber a filiação da senadora Leila Barros, mas tem perdido filiados importantes, como a ex-deputada Eliana Pedrosa. O distrital Reginaldo Veras também discute com outros partidos uma mudança. O problema é que o partido não conseguiu montar uma nominata forte para deputados federais e distritais.

Família Pedrosa no União

Candidata ao governo em 2018, Eliana Pedrosa deve se filiar ao União Brasil. É um dos prováveis nomes para deputada federal pelo partido.
O deputado distrital Eduardo Pedrosa, sobrinho de Eliana, também está na legenda.

Estratégia para
candidatura ao Senado

O caminho da deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) deve ser definido até o fim de semana. Ela quer concorrer ao Senado e analisa uma possível mudança para o Podemos. Não descarta, no entanto, concorrer pelo próprio Cidadania. Paula e o marido, Felipe Belmonte, que está na presidência do PSC, integram o grupo liderado por Reguffe.

Tic tac

Rodrigo Rollemberg precisa encontrar nomes fortes para ajudar na sua própria eleição como deputado federal e cumprir o compromisso com a direção nacional de ajudar a eleger uma boa bancada na Câmara. Sem coligação, sem federação e sem candidatura forte para o governo do DF, o PSB terá dificuldades para fazer o coeficiente eleitoral. E o tempo está passando. Filiações devem ocorrer
até 3 de abril para valerem
na disputa de outubro.

Em negociação

Dois candidatos a federal podem encorpar o PSB: o distrital Reginaldo Veras (PDT) e o deputado federal Israel Batista (PV). Os dois estão com um pé fora de seus partidos e em conversas com Rodrigo Rollemberg para a
entrada no PSB.

Reciprocidade

Aliados de Rollemberg e de Reguffe têm tentado uni-los na campanha deste ano. Para Reguffe, seria importante a parceria com um partido mais à esquerda, estando no União Brasil.
O argumento usado é de que o apoio de Reguffe foi fundamental na eleição de Rollemberg ao governo em 2014.
Seria a hora de devolver o empenho.

Fico

O advogado Paulo Roque é um dos nomes cotados para concorrer ao Senado em possível chapa encabeçada por José Antônio Reguffe. Ele recebeu convites para se filiar em vários partidos, inclusive o União Brasil, mas não quer se desvincular do Novo. Será candidato pelo partido.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Leila, do PDT, vai com Joe Valle de vice
    Leila, do PDT, vai com Joe Valle de vice Foto: Roque de Sá/Agencia Senado
  • 2018. Crédito: Arquivo Pessoal. Trabalho e Formação. Concurso da Liquigás. Reginaldo Veras.
    2018. Crédito: Arquivo Pessoal. Trabalho e Formação. Concurso da Liquigás. Reginaldo Veras. Foto: Arquivo Pessoal
  • 01/10/2018. Crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/DA.Press. Brasil. Brasília - DF. Eleições 2018. Programa CB.Poder da TV Brasília entrevista a candidata ao GDF Eliana Pedrosa.
    01/10/2018. Crédito: Arthur Menescal/Esp. CB/DA.Press. Brasil. Brasília - DF. Eleições 2018. Programa CB.Poder da TV Brasília entrevista a candidata ao GDF Eliana Pedrosa. Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press
  • 01/01/2019. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB na Posse. Ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg almoça no BSB GRILL na asa norte, após cerimônia de posse.
    01/01/2019. Crédito: Bárbara Cabral/Esp.CB/DA.Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB na Posse. Ex-governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg almoça no BSB GRILL na asa norte, após cerimônia de posse. Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
  •  01/02/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB Poder recebe o deputado federal, Israel Batista (PV/DF).
    01/02/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. CB Poder recebe o deputado federal, Israel Batista (PV/DF). Foto: ED ALVES/CB/D.A.Press
  • Crédito: Arquivo pessoal. Coluna. Advogado Paulo Roque.
    Crédito: Arquivo pessoal. Coluna. Advogado Paulo Roque. Foto: Arquivo pessoal
  •  23/03/2022. Crédito: Renato Alves/Agência Brasília. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Túnel, praça, estacionamento: é Taguatinga com obras por toda a parte. Governador Ibaneis Rocha visitou pontos em construção.
    23/03/2022. Crédito: Renato Alves/Agência Brasília. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Túnel, praça, estacionamento: é Taguatinga com obras por toda a parte. Governador Ibaneis Rocha visitou pontos em construção. Foto: Renato Alves/Agência Brasília
  • Reguffe
    Reguffe Foto: Barbara Cabral/Esp. CB/D.A Press

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação