DF amplia vacinação

Imunização dos idosos de 80 anos ou mais, com o segundo reforço — quarta dose — para covid-19, foi anunciada junto à vacinação de crianças em escolas e início da imunização contra a gripe

Pablo Giovanni*
postado em 25/03/2022 00:01
 (crédito: Júlia Eleutério/CB)
(crédito: Júlia Eleutério/CB)

Após vacinar quase 600 pessoas no último sábado em projeto piloto, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) anunciou ontem, em coletiva de imprensa, que o CEM 1, do Guará, será o próximo local de vacinação contra a covid-19 em escolas do DF. A pasta ainda detalhou com mais clareza como será o pontapé inicial da vacinação contra a gripe na capital federal.

A logística será a mesma que foi adotada na semana passada: o posto vai funcionar das 9h às 17h, atendendo pessoas de todos os públicos: crianças de 5 a 11 anos, adolescentes ou adultos, com a aplicação da D1, D2 e dose de reforço. "Estamos indo para o segundo sábado consecutivo com esse programa, e futuramente podemos colocar mais de uma escola por sábado", disse o secretário Manoel Pafiadache. "O transporte levando as crianças e os pais vai continuar", afirmou o general.

O Distrito Federal seguirá com a recomendação do Ministério da Saúde para a aplicação da quarta dose para idosos acima de 80 anos. Com população aproximada de 42 mil residentes de 80 anos — projeção do IBGE e cálculo da distribuição por região administrativa da Codeplan de 2020 —, a pasta nacional de saúde determinou que os estados e o Distrito Federal apliquem, preferencialmente, a vacina da Pfizer. A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) afirma que aguarda novas doses.

"Como todos sabem, somos bastante alinhados com o Ministério da Saúde através das notas técnicas. Eles já encaminharam (a nota), porém fizemos alguns questionamentos e solicitações para que nos mandem doses (Pfizer), porque estamos precisando. Assim que tivermos uma nova nota técnica e as doses, estaremos divulgando (os locais) porque queremos começar a vacinação para idosos com 80 anos imediatamente", disse o general.

Gripe

Para a imunização contra a gripe, o DF tem 96 mil doses no estoque. A campanha nacional de vacinação contra a influenza será dividida em duas etapas. A primeira deve começar em 4 de abril, atendendo idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde, com término esperado para 2 de maio. A partir de 3 de maio, 15 grupos serão contemplados na campanha no DF.

"Já recebemos doses o suficiente para iniciar esse público (idosos de 60 anos e profissionais da saúde), e tão logo começarmos a receber mais remessas, será ampliado para os demais grupos", disse o subsecretário da Vigilância à Saúde, Divino Valero. A pasta prevê receber mais uma remessa ainda hoje.

*Estagiário sob a supervisão
de Layrce de Lima.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação